Nova Veneza vai se transformar em palco para a 2ª Mostra de Teatro Acessível da Cia O Sombrista. O evento une arte, inclusão e memória histórica em uma programação 100% gratuita e acontece entre os dias 28 e 30 de agosto. Com apresentações voltadas a estudantes, artistas e ao público em geral, a mostra traz como destaque os espetáculos "Às Sombras de Anita" e “Além da Heroína, uma história de Anita Garibaldi”, além de oficinas e ações formativas com foco em acessibilidade. A agenda começa no dia 28, com uma oficina de teatro de sombras na Escola Municipal Caravaggio, voltada para turmas do 1º ao 5º ano. No mesmo dia, às 14h, o Teatro Municipal de Nova Veneza recebe a exibição do documentário "Sombradescrição", seguida do workshop "A Audiodescrição no Teatro da Cia O Sombrista".
Já no dia 29, às 15h, o público poderá conferir a performance "Às Sombras de Anita", que será acompanhada por uma exposição tátil das figuras do espetáculo. E no dia 30, às 19h, a programação se encerra com o espetáculo "Além da Heroína - uma história de Anita Garibaldi", voltado ao público em geral a partir de 12 anos. Todas as atividades contam com recursos de acessibilidade, como audiodescrição aberta e programas em Braile.
Muito além do palco
A mostra integra um projeto itinerante que também passará por Garopaba e Rio do Sul. A proposta nasceu do desejo da Cia O Sombrista de compartilhar suas experiências com acessibilidade no teatro de sombras, uma linguagem em que o visual, o sensorial e o narrativo se entrelaçam. Dividida em três eixos, artístico, formativo e complementar, a iniciativa busca ampliar o entendimento sobre a acessibilidade não como um recurso auxiliar, mas como parte integrante da linguagem cênica. "Nosso trabalho com a audiodescrição é pensado como poética e como estética. Queremos que todas as pessoas, com ou sem deficiência, possam vivenciar o teatro com a mesma intensidade", explica Diana Manenti, diretora da companhia.
Sobre a Cia O Sombrista
Fundada em Turvo (SC), a Cia O Sombrista atua desde 2018 desenvolvendo projetos artísticos com foco em acessibilidade. A pesquisa da companhia cunhou o termo "sombradescrição", uma forma de integrar a audiodescrição à linguagem do teatro de sombras. Além das apresentações, o grupo realiza oficinas, exposições e formações com educadores, artistas e estudantes. A 2ª Mostra de Teatro Acessível é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) , com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.