O vereador de Forquilhinha, Cristian Nicoski Novack (PSD), teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) nessa quinta-feira (29). Ele foi julgado por abuso de poder econômico, e teve decretada a inelegibilidade por oito anos, válidos a partir de 2024.
Aos 36 anos, Novack estava em seu primeiro mandato dentro da câmara forquilhinhense, e atua como secretário municipal de desenvolvimento econômico. Em 2016 e 2020, ele havia se candidatado ao cargo, mas não se elegeu.
LEIA MAIS
- Vereador de Forquilhinha é cassado pelo TRE
- TSE define data para julgamento da cassação de Jorge Seif
Segundo o TRE, a cassação é devida a uma investigação que envolve a cooptação de candidatos, oferecendo valores financeiros (R$ 20 mil) e cargos na prefeitura, para candidatos de oposição desistissem de concorrer, nas eleições de 2024.
A ação começou investigando o prefeito Neguinho, mas encontrou provas concretas, que ligam o envolvimento do secretário e de Emerson Dolizete Casteler.
"A Procuradoria Regional Eleitoral discordou desta decisão e indicou a existência de abuso de poder político e econômico, centrado no vereador Cristian Novack (PSD) e Emerson Casteler, como articuladores das ofertas ilegais", afirma o TRE.
Manifestação do vereador cassado
Em nota, Novack disse que "encerrou mais um etapa de um processo eleitoral injusto e armado". O vereador cassado ressaltou que entrará com embargos declaratórios e que deve pedir que a decisão do dia não tenha efeito imediato.
"Assim, o PSD não perderá a cadeira de vereador conquistado legitimamente pelo voto pupular, como reconhecido por 3 desembargadores. Há jurisprudência no tribunal favorável ao nosso caso. Continuamos trabalhando para o crescimento da nossa cidade, implantando projetos que continuará deixando a cidade Forquilhinha em evidência nos seus indicadores econômicos", escreveu.
Quem é Cristian Novack?
Nascido em Forquilhinha em março de 1989, ele atuava como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. No papel, exercia a função de fomentar o crescimento do município, incentivo ao empreendedorismo, apoio aos pequenos negócios e atração de investimentos.
Nas eleições de 2024, Cristian Novack foi eleito pelo PSD com 1.019 votos, sendo o segundo mais votado do município, e iniciou o mandato em 2025.
Tentativas anteriores
Nas eleições municipais de 2016 e de 2020, Novack tentou se candidatar ao cargo, por PSDB e Republicanos, respectivamente. Nos dois pleitos, o candidato conseguiu um número parecido de votos: 295 e 297 e, na primeira das tentativas, ficou como suplente.
- 2016 - 295 votos (PSDB) - Suplente;
- 2020 - 297 votos (Republicanos) - Não eleito;
- 2024 - 1.019 votos (PSD) - Eleito com o 2° maior número de votos.
Atuações
Segundo os dados disponíveis no site da Câmara dos Vereadores de Forquilhinha, o político possui atuação prévia em atividades empreendedoras e comunitárias. Já no meio político, ele tem destaque em outras áreas, entre elas:
- Defesa de iniciativas voltadas à melhoria da infraestrutura esportiva e à ampliação das opções de lazer;
- Atuação em pautas que buscam fortalecer a educação municipal, incluindo melhorias na estrutura das escolas e incentivo à capacitação de profissionais da área educacional;
- Condução e apoio a ações voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo, incentivo aos pequenos negócios e geração de oportunidades.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!