Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Após AVC, idoso viaja 800 km para voltar ao mar em SC

Iniciativa do Corpo de Bombeiros permite que pessoas com mobilidade reduzida entrem no mar com segurança

Por Sophia Rabelo Criciúma, SC, 03/02/2026 - 12:45 Atualizado há meio minuto
Após AVC, idoso do RS volta ao mar em praia do Sul de SC com apoio de bombeiros | Foto: CBMSC/Divulgação/4oito
Após AVC, idoso do RS volta ao mar em praia do Sul de SC com apoio de bombeiros | Foto: CBMSC/Divulgação/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o aposentado João Carlos Pinto Neves, de 67 anos, viajou 800 quilômetros até Balneário Arroio do Silva, no Sul de Santa Catarina, e voltou a tomar banho de mar.

Natural de São Luiz Gonzaga (RS), ele foi ao litoral catarinense para passar o verão com a esposa, Maria de Lourdes de Oliveira Neves, e familiares. Na cidade, conheceu o projeto Praia Acessível, que permite a pessoas com mobilidade reduzida entrar no mar com conforto e segurança.

A iniciativa é desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Com apoio do programa, João agora consegue acessar a água com auxílio de uma cadeira anfíbia.

LEIA MAIS

Após AVC, idoso viaja 800 km para voltar ao mar em SC | Foto: CBMSC/Divulgação/4oito

Praia Acessível permitiu reencontro com o mar

Maria de Lourdes conta que o marido já frequentava a praia antes do AVC, mas, após o problema de saúde, não tinha mais condições de entrar no mar. “Nós nunca teríamos condições de colocá-lo no mar sozinhos, mas, por meio do projeto, isso se tornou possível. Ele sempre gostou do mar e agora pode aproveitar com a gente. E a atenção que os guarda-vidas dão para a gente é muito legal, eles têm um respeito e um carinho muito grandes”, relatou.

O serviço é supervisionado por guarda-vidas, que acompanham toda a atividade e garantem a segurança dos participantes. No litoral sul catarinense, sete cadeiras anfíbias estão disponíveis em cinco praias: Balneário Rincão, Morro dos Conventos, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres. A solicitação para uso do equipamento pode ser feita diretamente no posto de guarda-vidas.

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito