Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre a Argélia

Domínio árabe e exportação de petróleo marcam este país africano
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 02/12/2018 - 11:00
Argel, Capital da Argélia
Argel, Capital da Argélia

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

BERBERES – Os primeiros habitantes da Argélia são considerados berberes, sendo que o território nacional é ocupado por eles desde pelo menos 10.000 a.C. Embora exista um domínio da etnia berbere na Argélia, a maioria dos locais se identificam como árabes. O nome foi dado pelos gregos, no século V a.C.

INTERNET – Em 2018, pensando em evitar colas durante a realização de provas para formandos do ensino médio, foram instalados detectores de metais e câmaras. Outra medida foi cortar em todo o país o acesso à internet, deixando o Facebook bloqueado por cinco dias. Em 2016 algumas questões vazaram nas redes sociais.

COMIDA – A culinária argelina é uma mistura de tradições berberes, árabes, francesas e judaicas. Tem como base o trigo, sendo que o prato mais comum é o cuscuz, bastante popular também em outros países do Norte da África. Outro ingrediente bem utilizado é o grão-de-bico, principalmente para a produção de sopas.

IDIOMA – Na Argélia existem dois idiomas oficiais, o árabe e o berbere, que vem desde os tempos dos primeiros habitantes. Também é comum encontrar pessoas que falam francês, devido a colonização acontecida a partir de 1830, primeiro no litoral do país, depois tomando conta de todo o território.

FUTEBOL – A Seleção Argelina de Futebol disputou quatro edições da Copa do Mundo: 1982, 1986, 2010 e 2014. Fizeram bonito no Mundial do Brasil, perdendo para a Bélgica, vencendo a Coreia do Sul e empatando com a Rússia, avançando para as oitavas de final, onde perderam para a campeã Alemanha por 2 a 1. Em 1990 venceram a Copa Africana de Nações.

Seleção Argelina na Copa de 2014

PETRÓLEO – A Argélia possui a sétima maior reserva de gás natural do planeta, além de ser o segundo maior exportador do item. Ao lado de Líbia, Nigéria e Angola, integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), sendo a 14ª no ranking de produção do ouro negro.

ANIMAL NACIONAL – Os animais mais comumente vistos incluem os javalis, chacais e gazelas. O feneco, conhecido também por raposa do deserto, é um pequeno animal carnívoro, considerado o símbolo da bandeira da Argélia. Seu peso não passa de 1,5 kg, chegando a medir até 20 centímetros de altura e 40 centímetros de comprimento.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito