O programa artístico, cultural e esportivo “Pé na Calçada da Fama” quer reconhecer publicamente criciumenses que se destacaram no cenário estadual, nacional e internacional. A proposta homenageia artistas e esportistas que ajudaram a projetar a cidade e está prevista no Projeto de Lei 73/2025, de autoria do vereador Neto Uggioni (PSDB), atualmente em tramitação.
Segundo o texto do projeto, o programa será executado pela Prefeitura de Criciúma, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME) e da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), podendo contar com parcerias da iniciativa privada.
O projeto prevê que os homenageados sejam selecionados com base em uma pesquisa criteriosa, levando em consideração o histórico pessoal, conquistas e relevância no meio em que atuam. Aqueles que forem agraciados receberão uma placa ou medalha de honraria em cerimônia organizada pelo Governo Municipal.
A proposta ainda sugere que o espaço da "Calçada da Fama" seja implementado em locais públicos de destaque, como o calçadão sinuoso do Parque das Nações, no bairro Próspera; o Parque Municipal Prefeito Altair Guidi (Parque da Prefeitura), anexo ao Paço Municipal; a Praça junto à entrada do Ginásio Municipal Valmir Orsi, sede da FME; ou no Parque Albert Einstein, no Morro Cechinel.
De acordo com o vereador Neto Uggioni, a ideia nasceu quando ele atuava como presidente da Fundação Municipal de Esportes. "Naquele período, percebi que muitos atletas conquistavam prêmios importantes, se destacavam em nível estadual e até nacional, levavam o nome da nossa cidade para fora, mas não recebiam o devido reconhecimento por parte do município", relembra.
Agora como vereador, Neto afirma que se sentiu motivado a propor a iniciativa como forma de valorizar os talentos locais. "A ideia é homenagear esportistas que tenham alcançado relevância em suas modalidades, com conquistas estaduais, nacionais ou até internacionais. E ampliamos a proposta para a área da cultura também, porque entendemos que muitos artistas da nossa região também se destacam e merecem esse reconhecimento", reforça.
Para ele, o programa também tem um papel importante de resgate da memória local e estímulo à valorização da identidade criciumense. "Tanto os vereadores quanto o prefeito poderão indicar nomes, que serão avaliados com base em sua trajetória, conquistas e legado. Quando tive a ideia de apresentar esse projeto, o objetivo era justamente esse: valorizar o que temos de melhor na nossa terra. Seja no esporte ou na cultura, é uma forma de resgatar a nossa história, fortalecer o sentimento de pertencimento e incentivar ainda mais os talentos da nossa cidade e da região."
Além de reconhecer personalidades de destaque, o programa também busca promover a arte, a cultura e o esporte como instrumentos de desenvolvimento social, além de fomentar o turismo local, a partir da criação de um novo ponto de visitação pública.
O PL 73/2025 segue agora para análise das comissões permanentes da Câmara de Vereadores de Criciúma.
Projeto “Pé na Calçada da Fama” visa valorizar talentos de Criciúma em esporte e cultura
Em tramitação na Câmara, programa propõe homenagear artistas e atletas locais com placas e medalhas

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo