Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Rafaela Ferreira: a jovem criciumense destaque no Kart nacional

A piloto de 17 anos vem colecionando conquistas nos campeonatos ao redor do país
Por Thiago Silva 06/08/2022 - 17:26 Atualizado em 06/08/2022 - 18:29

Rafaela Ferreira

O Kart é um esporte para todas as idades. Isso porque, é comum as pessoas se reunirem nos kartódromos ao redor do país para disputarem aquela corrida amistosa. Porém, esse momento de diversão é a porta de entrada para as categorias principais do automobilismo. Uma vez que, todos os pilotos da elite do esporte a motor, em algum momento de suas vidas se dedicaram ao Kart.

Seguindo os mesmos passos das lendas do automobilismo, uma jovem de 17 anos vem se destacando nas competições de Kart. Trata-se da Rafaela Ferreira, nascida em Criciúma, a piloto compete desde criança e de lá para cá, coleciona pódios nas categorias do kartismo regional e nacional.

Em uma entrevista concedida à rádio Som Maior, Rafaela comentou sobre como iniciou o interesse por corridas de Kart:

“Eu comecei a competir com oito anos. Me interessei pelo kart porque meu pai corria de kart e eu sempre acompanhava ele nas corridas na pista. E aí eu acabei gostando do esporte, comecei a treinar, vi que era algo que eu gostava, pedi um kart e a gente começou a competir”, disse a atleta.

Ela continuou comentando sobre como foram os primeiros campeonatos da sua carreira:

“No começo eu competia mais campeonatos regionais, aí depois de um tempo a gente começou a ir pro estadual. Eu fiquei em 2016 em 3° lugar no estadual e 2017 também. E ano passado eu fiz a minha primeira estreia no campeonato nacional, no brasileiro e eu fiquei em 6° lugar.”

Com relação às competições em que a atleta tem focado mais em 2022, ela disse:

“Esse ano a gente tá dando foco pra campeonatos que ocorrem em São Paulo, são campeonatos com um nível mais elevado e foco nos nacionais. Semana passada eu corri no nacional, a Copa Brasil de Kart e, eu corri em duas categorias. Na graduados, que eu fiquei em 6° lugar, é a principal categoria do kartismo. E corri de F4 graduados, que eu fiz a pole position, primeira mulher a conquistar a pole position na Copa Brasil de Kart.”

O talento de Rafaela Ferreira chamou a atenção de algumas marcas, que decidiram apoiar a carreira da atleta. As empresas Gree, Grupo Corsul e Grupo Setup, decidiram entrar de carona nessa história, que certamente só está começando.

E parece que não é só a Rafaela que nasceu com o DNA da velocidade. Seu irmão caçula, Gabriel Ferreira, também corre de Kart e assim como a irmã, vem se destacando nas competições. Confira!

Santa Catarina, que já está muito bem representada nas categorias da Copa Truck, Copa HB20 e Porsche Cup, agora encontra no Kart uma representante que promete acelerar muito nas competições do kartismo nacional.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito