Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Jogos na inovação cinematográfica

Hoje falaremos sobre a IA sincronizadora de lábios(lip sync), desenvolvida pela CD Projekt
Por StarPlay (Redação) 20/08/2021 - 13:59 Atualizado em 20/08/2021 - 15:27

Sabemos que Cyberpunk 207, não foi o que os fãs esperavam. Todavia, o game realmente foi um revolucionário para o mercado, hoje falaremos sobre a IA sincronizadora de lábios, desenvolvida pela CD Projekt Red para Cyberpunk 2077.

Atualmente a forma mais avançada para expressão dos modelos 3D, tanto nos jogos quanto no cinema, é a captura visual de atores reais e passados para o meio digital em uma modelagem 3D. Contudo esse processo tem muito custo, a cada idioma narrado tem que criar uma cena nova de gravação para capturar as emoções e expressões visuais no rostos dos atores e por fim aplicar nos modelos 3D.

Em 2021 devido a pandemia, o processo de captura de movimentos visuais dos atores, para aplicação virtual, teve que ser interrompido, tornando- se algo inviável. Para resolver esses problemas CD Projekt desenvolveu a JALI, uma IA de sincronização de lábios com base no som liberado.

JALI usa um processo que divide a animação em várias categorias, modelo de personagem, formato do rosto, movimento muscular, fala, estilo de fala, olhos e sobrancelhas para criar padrões faciais mais realistas durante a fala.

Devido ao fato da "JALI" usar os sons, como forma de processos, isso ajuda na elaboração do visual para qualquer idioma usado nos jogos.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito