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E-Sports: Os jogos competitivos

Jogos podem ser esportes competitivos?
Por StarPlay (Redação) 10/05/2021 - 14:56 Atualizado em 10/05/2021 - 15:00

Jogos podem ser esportes competitivos? Essa foi uma pergunta feita por muito tempo. Mas hoje, os jogos competitivos não só podem como são uma modalidade de esporte competitivo os E-Sports.

A primeira competição esportiva de E-Sport que se tem notícia data de 19 de outubro de 1972 para estudantes da Universidade Stanford nos Estados Unidos com o jogo Spacewar. Concebido por um grupo de estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, e testado pela primeira vez a 30 de julho de 1961. Spacewar faz parte dos primeiros jogos eletrônicos de computador. Sobre a primeira competição, seu nome oficial foi “Olimpíadas Intergaláticas de Spacewar”, o prêmio foi um ano de assinatura da revista Rolling Stone.

Já a primeira competição de larga escala, com aproximadamente 10 mil participantes de várias partes dos Estados Unidos foi feita em 1980, com a Atari organizaria o Space Invaders Championship. Em 1981 é fundada a Twin Galaxies, organização criada com objetivo de catalogar recordes de jogos eletrônicos, durante a década de 1980 houve várias competições principalmente para incluir recordes no livro Guinness World Records, algumas dessas competições foram transmitidas pelos programas Starcade e That’s Incredible!.

A partir da década de 2000 o esporte eletrônico passou por um grande crescimento, de 10 torneios no ano 2000 para 160 no ano 2010. com o avanço da Internet, não houvesse mais limitação física ou geográfica para a realização de eventos, o que aproximou e aumentou exponencialmente tanto a quantidade de jogadores se devotando aos campeonatos quanto o público entusiasta.

Somente partir da década de 2010. O streaming foi responsável pelo crecimento rápido dos E-Sports, sendo a principal fonte a Twitch lançado em 2011, as principais competições mais assistidas sendo de LOL(League of Legends) e DOTA as competições mais assistidas.

Em 2013 a Twitch registrou 4,5 milhões de visualizações durante a competição de DOTA 2 The International. Sobre as premiações em 2016 League of Legends pagou um total de US$ 6,5 milhões. DOTA2 deu a maior premiação da história em 2017, com mais de US$ 24 milhões, sendo mais de US$ 10 milhões para uma única equipe.

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