Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Procura-se um bom restaurante. Será que existe?

Por Samuel Alano 06/11/2017 - 17:00 Atualizado em 06/11/2017 - 17:08

Quem não lembra de Anton Ego??? O crítico gastronômico do famoso desenho "Ratatouille".

Ele era terrível em suas críticas, mas o fazia, pelo amor que tinha por um bom prato, e sempre se rendia ao bom sabor.

A função de um crítico gastronômico é basicamente a de avaliar sabores, texturas, cheiros, a apresentação do ambiente e a forma como é possível saborear o alimento em um determinado restaurante.

Os comentários não são apenas baseados na comida, mas voltados, também, à atmosfera, ao conhecimento dos funcionários, à velocidade do serviço, à educação, ao atendimento e às impressões gerais que se tem do local.

Não é tarefa fácil, e não necessariamente o crítico será adorado por todos os representantes e funcionários dos locais visitados. Entretanto, com uma avaliação justa, imporá respeito, além de ter o trabalho considerado como de boa qualidade, assim melhora o atendimento prestado pelos restaurantes.

TODOS NÓS PODEMOS SER CRÍTICOS GASTRONÔMICOS, fazendo isso, melhoraremos consideravelmente o serviço prestado.

A satisfação do cliente pode decidir o futuro do restaurante.

A nossa busca constante por um lugar em que se possa ter uma refeição agradável nunca pára. Mas será que existe este lugar?

Cardápio agradável, fácil localização, limpo, com funcionários simpáticos e prestativos, preço que caiba em qualquer bolso, com estacionamento e seguro, são agumas das coisas que procuramos quando vamos sair de casa pra comer.

É uma busca sem fim, pois mesmo sendo clientes fiéis em determinados estabelecimentos, nós sempre continuamos a buscar por algo que nos impressione.

Enfim chegou a hora de contar as experiências que estou tendo nos restaurantes da região. Muitas delas, superaram todas as expectativas, mas algumas deixam MUITO a desejar.

Houve locais em que jantei e tive tratamento superior até mesmo se comparado aos muitos restaurantes internacionais que frequentei. Com cardápios bem harmonizados dando ênfase às técnicas peculiares usadas pelos chefs da casa onde eu pude perceber grandes talentos escondidos nas cozinhas da região.

Mas também teve um estabelecimento em que tive que esperar 55 minutos por um pedido e ainda recebi um produto vencido há 27 dias. Isso mesmo!!! produto servido ao cliente vencido há quase um mês.

“Creio que está na hora dos restaurantes terem um pouco mais de respeito pelos clientes” 

Nas visitas que farei para avaliar os estabelecimentos, eu usarei minha experiência de 12 anos dentro da gastronomia, e usarei como base, apenas sete, dos inúmeros princípios que poderiam ser usados. Sendo eles:

1- Atendimento

2- Cardápio

3- Higiene da mesa e local

4- Tempo de espera pelo pedido

5- Avaliação do pedido (harmonização dos ingredientes, empratamento, textura, cheiro, sabor e a sensação sentida na degustação)

6- Feedback da casa ao meu pedido

7- Custo/benefício = Preço final

Espero poder divulgar apenas bom resultados e boas notas. As notas serão o resultado do conjunto de quesitos avaliados, e serão de 0 à 10. E dependendo da nota divulgada, você, amante da boa comida assim como eu, poderá escolher o melhor local para uma refeição agradável.

 

 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito