Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Vacinas contra a Covid em crianças de 5 a 11 anos de idade, ameaças de morte e o Papai Noel

Por Dr. Renato Matos 01/11/2021 - 08:43 Atualizado em 01/11/2021 - 08:44

Apesar de fazerem parte de um grupo com baixa letalidade, as crianças podem apresentar quadros graves quando infectadas pelo SARS-CoV-2.

Além disso, são reconhecidas transmissoras da doença, justamente pelo fato de apresentarem poucos ou nenhum sintoma.

Há poucos dias, um painel independente do FDA, órgão que regula o uso de medicamentos nos Estados Unidos, votou por liberar a vacina contra a Covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos.

Com um placar elástico: 17 a favor e 1 abstenção.

O resultado já era esperado – crianças nessa faixa etária tem um robusto sistema imunológico, já exposto a diversos agentes etiológicos – e vacinas.

Oficializando as expectativas, a Pfizer/BioNTech apresentou o resultado de um estudo em que 3.109 participantes de 5 a 11 anos receberam a vacina e 1.528, o placebo.

Ao final do período estipulado foram observados 3 casos no grupo vacina e 16 no grupo controle – uma eficácia média de 90,7%.

Usando duas doses de 10 microgramas – 1/3 do habitual – com um intervalo de 3 semanas, a resposta imune e perfil de segurança foram semelhantes às obtidas entre os adolescentes.

Havendo o aval final do FDA e regulamentação pelo Comitê Consultivo de Práticas de Imunização do CDC, a vacinação nos EUA deve começar já nos próximos dias.

A Pfizer já afirmou que irá encaminhar a mesma solicitação para a ANVISA durante o mês de novembro.

Apesar de cinco diretores da agência receberem ameaças de morte caso aconteça a aprovação das vacinas para este grupo de crianças, esperamos que, em breve, também sejam imunizadas.

Aí, sim, Papai Noel vai poder entregar seus presentes com mais tranquilidade.

Só não sabemos ainda se poderá vir sem máscara - já aprendemos que 2 meses é um período longo para fazermos pressuposições sobre esse imprevisível vírus.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito