Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Veja a mensagem de despedida do ex-secretário da Educação, Aristides Cimadon

Ele se manifestou no grupo de whatsapp do secretariado de governo

Por Maga Stopassoli 09/05/2025 - 09:52 Atualizado há 8 horas

Aristides Cimadon já não é mais Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina. Ele enviou uma mensagem de despedida no grupo de whatsapp, composto pelos secretarios de estado do governo Jorginho. No texto, ele cita os principais feitos da pasta durante a sua gestão, como o Programa Universidade Gratuita, o Catec (programa para o Ensino Médio Técnico), entre outros avanços da Educação. Cimadon disse que vai cuidar da saúde e deverá voltar ao comando da Universidade de Joaçaba, a Unoesc. Veja o que disse o ex-secretário: 

"Queridas e caros parceiros desse dinâmico governo Jorginho Mello. 
Obrigado pela parceria de trabalho nesse período. Gratidão imensa ao governador Jorginho pela oportunidade de ter sido Secretario de Estado da Educação. Obrigado a todos pelo carinho e ajuda. Solicitei minha saída para cuidar da saúde. Juntamente com vocês e a querida Patrícia (eterna amiga e dedicada parceira, a quem aprendi respeitar e amar), demos uma nova visão a educação pública.
Criamos o Programa Universidade Gratuita; remodelamos o FUMDESC; criamos o Catec (ensino médio técnico) que, nesse ano, tem mais de 60 mil alunos matriculados e a partir de 2026, todos os mais de 220 mil estudantes do ensino médio de Santa Catarina terão oportunidade de concluir com ensino técnico; instituímos 15 escolas Cívico-Militares e 2 Escolas Militares; incluímos os CEDUPs Agrícolas sob orientação da EPAGRI; fizemos o maior concurso público da história (sem nenhum problema); transformamos a gestão das escolas com eleição dos diretores; descompactamos a tabela salarial tão reclamada pelos professores efetivos; aceleramos a melhoria da infraestrutura das escolas (um problema que não terá solução rápida); introduzimos a hora atividade para os professores do primeiro ao quinto ano; implantamos a língua inglesa a partir de primeira série; iniciamos com o intract (novo método de alfabetização); reativamos a possibilidade do retorno da família às escolas com abertura dos espaços físicos esportivos às comunidades locais; deixamos estruturado o “Palma na Mão” (banco de dados para consulta, em tempo real, todos os dados da educação); descentralizamos inúmeras iniciativas e decisões aproximando as Coordenadorias Regionais aos municípios. Enfim, criamos um novo ambiente pedagógico para a educação catarinense.
Na certeza de que “nada é para sempre”, deixo a todos meu obrigado. Estarei sempre à disposição. Vou cuidar da minha saúde, voltando à Unoesc, na certeza do dever cumprido e concluídas as metas de campanha do governador Jorginho para a educação. Abraço fraterno de gratidão a todos."

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito