Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Você leu ou ouviu isso?

Por Henrique Packter 04/07/2023 - 15:51 Atualizado em 04/07/2023 - 15:53
  1. FILHOS NUNCA CRESCEM. A fase mais tranquila da vida de uma família é aquela em que todos vão para a cama no mesmo horário. Esta felicidade acaba na noite da primeira festinha até que, graças a Deus, chega a hora de ir buscar a(s) cria (s). Finalmente começa o repouso, quando não havia mais noite para repousar. O pior está por vir quando a prole volta por conta própria.
  2. Pessimista profissional, gosto de citar um dos melhores personagens de Shakespeare, o vilão Iago: "men are men". Os homens são homens.
  3. A primeira vez que ouvi falar em computador foi aí pelo final dos anos 50, quando o assim chamado cérebro eletrônico ocupava quarteirões e respondia a qualquer pergunta ou resolvia qualquer questão. Além de grandes, como navios, eram infalíveis como os papas. Foi assim, até que recebi convite para escrever um artigo para a revista  que prometia horóscopos e regimes de emagrecimento pelo computador. Era, então, equipamento monstruoso, repleto de bobinas enormes. A revista distribuía cartão a ser perfurado pelos leitores com os dados individuais. O resultado, recebia-se em casa e o sucesso foi tão grande que logo faziam grafologia por computador. O leitor mandava texto manuscrito e o equipamento decifrava o caráter, anunciava o futuro do dito cujo. Decidi, um dia, testar a eficiência de nosso redator mais importante e lido, o cérebro eletrônico. O responsável pela geringonça era nosso falecido colega Nazir Shoubia, formado em Medicina,1960, na Universidade Federal do Paraná. Com o conhecimento dele pedi regime para emagrecer: recebi uma relação de alimentos que deveria evitar. Quanto ao horóscopo, fui informado que receberia uma herança que ainda não recebi e faria uma viagem que ainda não fiz. Quanto à grafologia, o computador declarou-me figura impoluta, caráter sem jaça, uma força de vontade capaz de criar mundos e fundos e uma deficiência de glóbulos vermelhos ou brancos, não me lembro mais. Na Antiguidade, ninguém se metia em coisa alguma sem antes consultar as vísceras dos pássaros. Tenho colega que acredita em cartas, sejam elas ciganas, do tarô ou do baralho comum, que o ajudam periodicamente a quebrar a cara em questões diversas... De minha parte, acho que tudo funciona desde que, como queria o poeta, a alma não seja pequena.
  4. A cultura italiana está em moda, pelo menos no sul-catarinense. Nova Veneza e Urussanga, nesses últimos dias, brilharam na mídia. Não vejo a hora na qual a Bocha voltará à preferência de todos, especialmente dos nossos atletas sexagenários. Aliás, já que toquei no assunto, o vocábulo Bocha  tem vários significados, entre eles o de bola ou malha para designar o jogo popular italiano, mais conhecido pelo plural bocce, redução da expressão gioco delle bocce, ou seja, jogo das bolas.
  5. FÁBRICA E LOJA DE PÃES, INVESTIMENTO DE R$ 40 MILHÕES EM CACHOEIRINHA, RS. A VITAL, quer vender pães para RS, SC e PR. A fábrica de 13 mil m² também pretende vender frios fatiados e embalados. Ela também atua no varejo com 17 lojas próprias. Tem 26 pães nas lojas e mais 46 produtos terceirizados. As pessoas valorizam pão fresco e preço mais baixo, daí procurar o produto na fábrica. A Vital tem o objetivo de tirar conservantes de todos os seus produtos que duram de 10 a 12 dias. A Vital fatura 40 milhões por ano; com a nova fábrica a previsão é faturar 200 milhões por ano.
  6. DEPOIS DO DESASTRE DE MARIANA. Não tem como viver sem a mineração. A Samarco era uma das 10 maiores exportadoras do Brasil. Chegou a faturar 4 bilhões de dólares por ano. Mineração é sempre igual. Você tem uma reserva, mina, veio; vai lavrar o minério, processar, gerar o rejeito que coloca numa barragem. O produto você põe numa ferrovia, num mineroduto e exporta.  Barragem é a melhor solução? E, se for barragem, qual o melhor modelo?
  7. Lembro das conversas entre os filhos quando pequenos, já deitados para dormir. Os homens falavam mais e dormiam – os três – no mesmo quarto. Um dizia não acreditar em Papai Noel enquanto outro afirmava ser óbvio que não poderia ser a mãe quem trazia os presentes de Natal. Pensa bem! Ela sempre diz não quando a gente pede na loja!
  8. Família é tudo para mim. Esta frase da rede social tem a ambiguidade de tudo poder incluir, tudo de bom ou de ruim. Sem família não existiria literatura e nenhum terapeuta teria emprego. Há muitos modelos de família e houve muitos tipos ao longo da história, não há uma essência, apenas, existências. Não existem pais perfeitos, mas, anime-se, você também não é um filho perfeito.
  9. VINÍCOLAS GAÚCHAS APOSTAM NA CHINA. Nos últimos anos chineses compraram 95% mais vinhos e sucos de uva tornando-se o sexto principal importador de vinhos e espumantes brasileiros. Miolo tem sete lojas na China. Parece que nós, os brasileiros, ultrapassamos com folga, 9 milhões de dólares no valor total de exportações, menos de 10% do faturamento geral do setor.
  10. NATAL é uma festa cristã com mensagem universal. Sua celebração remete à convivência familiar, à reconciliação, ao amor e à fé. Todos nós precisamos disso.
  11. Enquanto apostamos na economia agrícola e industrial, o mundo desenvolvido aposta na economia do conhecimento. Na China, a inteligência artificial é alta prioridade do governo. Como tudo na vida a verdade vai estar no meio. Virtus in medio est.
  12. BRASIL PRODUZ 7% DO LEITE do planeta, sendo o 6º maior produtor mundial.

1º- Índia – 221,1 milhões de toneladas. 2º- União Europeia – 158,7 milhões de toneladas. 3º- Estados Unidos - 102,9 milhões de toneladas. 4º- Paquistão – 64,2 milhões de toneladas.5º- China - 39,7 milhões de toneladas. 6º- Brasil - 34,8 milhões de toneladas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito