Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

UNESC e FCC

Por Henrique Packter 15/05/2023 - 10:20 Atualizado em 15/05/2023 - 10:26

UNESC

No outro dia (na verdade já faz dois meses), participei de evento na UNESC aqui em Criciúma, sul de SC. Foi à noite e dele participaram diversas autoridades como Joster Favero, empresário do setor gastronômico de Criciúma e Diretor-presidente da Fundação Cultural de Criciúma, o Dr. Eduardo Pinho Moreira, ex-deputado federal, ex-prefeito de Criciúma, ex-diretor da CELESC, ex-governador, ex-cardiologista. Ainda vai aparecer algum gaiato para dizer: ex-quase tudo. A FCC foi criada no governo municipal de Eduardo Pinho Moreira em 15.03.1993.

A UNESC

A Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), universidade comunitária criada em 1968 no município de Criciúma, sul de SC, foi a primeira instituição de nível superior implantada no sul catarinense. Ensino, pesquisa e extensão em várias áreas do conhecimento, tem a professora doutora Luciane Ceretta, eleita em 2017 pela comunidade acadêmica, como atual reitora da UNESC.

Você já viu o pátio para estacionamento de veículos (automóveis, motos, ônibus, vans), da UNESC, em noite de aula?

Sempre repleto, um mar de transportes urbanos. Larguei minha duas acompanhantes na porta do salão onde ocorreria o evento e saí à procura de vaga para minha condução. Depois de mito buscar deixei-a (mal estacionada) na única vaga encontrada. E para sair?

Muito procurei e voltei desconsolado e de mãos abanando. Solução encontrada pelas acompanhantes: sentar na grama-verde e esperar o campo ser esvaziado de carros. O que sobrasse deveria ser o nosso...

O QUE É A UNESC

Em 2016, a UNESC foi classificada pelo R.U.F (Ranking Universitário Folha) como a melhor universidade catarinense não pública no quesito pesquisa. Já em nível nacional, no mesmo segmento, a UNESC foi classificada como a sexta melhor universidade brasileira entre as não públicas. A UNESC também apareceu no Censo de Educação Superior do MEC 2015, em primeiro lugar no quesito internacionalização entre as Instituições de Ensino Superior privadas do Sul do Brasil (SCRSPR).

A UNESC tem Parque Científico e Tecnológico, o Iparque, que atende organizações do setor público e privado com serviços de pesquisa e análise de qualidade. Integra cinco institutos, que englobam laboratórios de análises ambientais, alimentos, engenharia e tecnologia, pesquisa socioeconômica, tecnologia educacional, incubadora de ideias e negócios, para novos empreendedores.

Tem mais: o Colégio UNESC - englobando o Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, e Ensino Médio; além do Museu de Zoologia Morgana Gaidzinski e a Unidade Judiciária de Cooperação, as Clínicas Integradas, Clínica Escola que atende gratuitamente a comunidade. A UNESC recebe alunos de AngolaBenimCabo VerdeEspanhaFrançaHaitiÍndiaParaguaiPeruRepública Democrática do CongoSenegal e Uruguai. Tem 43 acordos internacionais com 17 países, que recebem acadêmicos da UNESC.

HISTÓRIA

A Fundação Educacional de Criciúma (Fucri) foi criada em 22.06.1968, com cursos voltados para o Magistério, e, ao longo do tempo, com o crescimento do Sul catarinense foram criados outros, visando satisfazer a demanda empresarial. Reconhecida de utilidade pública por Decretos Federal, Estadual e Municipal, a Fucri iniciou suas atividades nas dependências do Colégio Madre Tereza Michel. Em 1971 passou a funcionar na Escola Técnica General Oswaldo Pinto da Veiga - SATC - e, em junho de 1974, mudou para o atual Campus Universitário, no Bairro Universitário, em Criciúma.

A FUCRI, mantenedora da primeira escola de nível superior criada no Sul de SC, emergiu de movimento comunitário regional. Contou com concurso de educadores, intelectuais, políticos, magistrados, lideranças comunitárias da sociedade civil organizada e imprensa.

Até setembro de 1991 a FUCRI mantinha 4 Unidades de Ensino: a Faculdade de Ciências e Educação de Criciúma (Faciecri), a Escola Superior de Educação Física e Desportos (Esede), a Escola Superior de Tecnologia de Criciúma (Estec) e a Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas (Escca). Algumas ações foram executadas  com o Processo de Universidade: (1) unificação regimental e (2) criação da União das Faculdades de Criciúma (Unifacri), pela integração das quatro escolas.

O processo de transformação da Unifacri em UNESC, encaminhado ao Conselho Federal de Educação em 1991, é aprovado em ag/1992. O projeto da UNESC, encaminhado ao CEE, em fev/1993, a 3.06.1997 e em sessão plenária de 17.06.1997, viu o Conselho Estadual da Educação criar definitivamente a Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, tendo a Fucri como sua mantenedora.

Já em 11.08.1997 a Universidade recebeu sua certidão de nascimento, assinada pelo secretário de Educação, João Mattos, presente o vice-governador José Augusto Hülse. Em 18.11.1997 ocorreu a instalação oficial da UNESC, no Teatro Elias Angeloni, presentes autoridades, empresários, professores, alunos e funcionários da Instituição.

PROJETOS DE EXTENSÃO

São 7 cursos técnicos, 30 de bacharelados, 14 de licenciatura, 11 tecnológicos, num total de 62 cursos. De Ensino à Distância são mais 6 cursos.

Com o trabalho de acadêmicos, a universidade desenvolve diversos projetos de extensão permanentes junto à comunidade. Alguns deles são:

·        Diálogos Urbanos Território Paulo Freire – políticas públicas e construção do direito à cidade;

·        Prevenção e Erradicação da Síndrome da Alienação Parental;

·        Ação multidisciplinar: empreendedorismo social e apoio a regularização legal para a captação de recursos da Casa Guido de Criciúma/SC;

·        Ações para continuidade da Feira de Economia Solidária da UNESC (Fes-UNESC) e fortalecimento do fórum de economia solidária da região sul catarinense

·        Boi de Mamão na Comunidade: Educação Popular e as Linguagens Artístico-Culturais;

·        Capacitação para a Cidadania: o empoderamento de lideranças comunitárias no Território Paulo Freire;

·        Educação ambiental com enfoque na preservação de reserva biológica estadual do Aguaí;

·        Educação em Saúde: Cuidado Compartilhado aos Portadores de Síndrome Autística;

·        Implementação do Serviço de Clinico Farmacêutico na Rede Municipal de Saúde;

·        Inclusão digital para adolescentes das escolas públicas;

·        Promoção em saúde para mulheres no período da menopausa;

·        Sala de Leitura: Formando Leitores Literários e Transformadores;

·        SOS Biodiversidade: uma ação comunitária no monitoramento da diversidade local;

·        Trocar saberes em plantas medicinais na APS: aspectos Botânicos Agroecológicos Terapêuticos e Nutricionais;

·        UNESC Funcional - Programa de Treinamento Físico Funcional Destinado ao Combate da Síndrome Metabólica ou Fatores Associados.

·        Clínicas Integradas da Saúde e Casa da Cidadania.

 

CASA DA CIDADANIA

As Casas da Cidadania prestam atendimento jurídico gratuito de consultoriaassessoriaconciliaçãomediação e escritório modelo à comunidade de CriciúmaCocal do Sul e região. Objetivo principal dessa ação: tentar resolver conflitos entre as pessoas pelo diálogo direto, evitando processos judiciais.

Projeto de agosto/2000, a partir de iniciativa entre o Tribunal de Justiça de SC, curso de Direito da UNESC e prefeituras de Criciúma e de Cocal do Sul. Os serviços são prestados por Acadêmicos das duas últimas fases do curso de Direito da UNESC, por professores/advogados do curso, e de Psicologia.

O projeto conta com 6 Casas da Cidadania em CriciúmaCocal do Sul e Morro da Fumaça com atendimentos gratuitos e destinados a pessoas com renda de até três salários mínimos.

COMUNIDADE INTERNA

São 15.500 alunos que fazem parte da comunidade estudantil da UNESC.

UNESC conta com corpo docente de 689 professores nos ensinos fundamental, médio e superior:

·        289 especialistas

·        276 mestres

·        127 doutores

universidade conta com o trabalho de 653 funcionários no campus de Criciúma.

PROCESSO DE SELEÇÃO

Ingresso na UNESC ocorre de várias formas, por solicitação de vaga ou processo seletivo:

·        Diplomado (com curso superior): para quem já possui formação superior e quer fazer outro curso, sem passar pelo processo seletivo;

·        Disciplinas isoladas: para quem é formado ou concluiu o Ensino Médio. Pode cursar qualquer disciplina da grade curricular da Graduação, Pós-graduação e Mestrado;

·        Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): bom desempenho no Ensino Médio pode garantir o livre acesso à UNESC;

·        Nossa Bolsa Licenciatura: auxílio da UNESC que quita o valor integral do curso de graduação até o final do curso;

·        Programa Minha Chance: bolsa pela Prefeitura de Criciúma parceria com UNESC;

·        Programa Universidade para Todos (ProUni): a UNESC aderiu ao ProUni para receber os estudantes contemplados com bolsas de estudos do programa;

·        Sistema de Ingresso por Mérito Escolar (SIM): ingresso por bom histórico escolar;

·        Processo Seletivo de Estrangeiros: acolhe estudantes de outros países que desejam cursar graduação e pós-graduação no Brasil;

·        Transferência: para estudantes de outras instituições desejando continuar estudos na UNESC;

·        Vestibular: exame seletivo organizado pela Acafe que dá acesso aos cursos de Graduação oferecidos pela UNESC.

CAMPUS DE ARARANGUÁ (Divulgado da forma descrita abaixo)

Campus da UNESC em Araranguá (SC), parceria entre a Weber Empreendimentos e a UNESC, para edificar bairro no município: Cidade Universitária, onde seria erguida a universidade. Área de 340.000m², investimento de 60 milhões de reais. Primeiro campus da UNESC fora do município de Criciúma, teria cursos técnicos, além da graduação.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito