Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Reconhecimento Presidencial. PRÊMIO: Tadeu Cvintal, MD

Por Henrique Packter 27/03/2023 - 10:00 Atualizado em 27/03/2023 - 10:54

A nova sede do Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal, que era na Rua Maria Figueiredo, mudou recentemente para a Avenida Paulista, em frente ao Hospital Santa Catarina. Tadeu Cvintal, MD, oftalmologista pelos últimos 55 anos, trabalhou em SP, Brasil, onde batalhou para consolidar as fundações da moderna oftalmologia. Tadeu era paranaense e fomos contemporâneos no curso de Medicina.

Ele já no 6º ano e eu lá atrás, no 3º ano médico. Graduados que fomos na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil, Cvintal foi aos EUA para especializar-se. Formou-se médico (1957 e foi colega de Ernesto Francisco Damerau, o grande cirurgião-geral de Florianópolis, Léo Mauro Xavier, notável urologista em Florianópolis, Manoel Sylvio Maffi, depois anestesista em Santa Maria/RS, Antônio Pasinato otorrino em Curitiba, Humberto Kluppel Pederneiras, médico em Florianópolis, Wladinir Joacy Luz, médico em Araranguá. 

Cvintal, em 1964 tornou-se Fellow da American Academy of Ophthalmology, depois de completar seu programa de residência no Harlem Eye and Ear Hospital, New York, e Retina Fellowship no Boston City Hospital; foi o primeiro Cornea Fellow no Wills Eye Hospital, Philadelphia.

Retornando ao Brasil tornou-se diretor do Departamento de Oftalmologia do Hospital do Estado em SP, onde criou o primeiro programa de residência em oftalmologia no país. Na clínica privada introduziu e popularizou muitas inovações, como as ceratoplastias (cirurgias de transplante de córnea), cirurgia extracapsular da catarata, implante de lente intraocular, ceratotomia radial e LASIK (cirurgias para quem quer aposentar os óculos). Seu centro de Laser trouxe LASIK ao Brasil em1990, e ele treinou muitos cirurgiões tanto de Brasil como dos EUA.

Cvintal criou o Banco de Olhos de SP, o primeiro no Brasil; foi co-fundador da Sociedade Brasileira de Catarata e Lente Intraocular, a Sociedade Brasileira Refrativa e a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato.

Estabeleceu sua própria instituição filantrópica, onde treinou cerca de 390 residentes e fellows, que por sua vez trataram gratuitamente de mais de 180,000 pacientes nesses últimos 50 anos. Cvintal proferiu mais de 900 conferências no mundo inteiro e publicou livro sobre complicações no transplante de córnea (2004).

Esteve em Gravatal/SC a meu convite, numa jornada sobre Transplante de Córnea que atraiu profissionais de todo o sul brasileiro. As piscinas naturais de água tépida colocadas em todos os apartamentos do Hotel Termas do Gravatal, fizeram as delícias do casal Cvintal.

Na clínica privada já examinou 120 mil pacientes e compartilhou seu dia a dia com a esposa Maria, e o filho Victor, que é cirurgião de catarata e de transplantes. Cvintal tem 3 netas de Aldo, que tenta ensina-lhe TikTok.

Tendo voltado ao Brasil para evitar que seu filho Victor fizesse o   serviço militar nos EUA, Tadeu alugou consultório na Av. São João, quase esquina com Ipiranga, segundo a letra da canção.

Era região conflagrada, cheia de perigos noturnos. No andar de seu consultório logo se instala com balaio debaixo do braço e o irresistível perfume dos cachorros-quentes sob um pano que já tivera tempos melhores. Baiano era figura folclórica da Paulicéia Desvairada.

Tadeu trabalhava até tarde da noite. As secretárias despediam-se dos clientes, ainda numerosos apesar das horas ermas. Sozinho, Tadeu atendia os pacientes, vindos de todas as partes. Pacientes que conseguiam agendar suas consultas eram atendidos mais cedo; depois das 10 horas da noite eram atendidos todos os demais.  Clientes acomodavam-se nas cadeiras, olhos fixos na porta que se abria de tempos em tempos para desovar mais um retardatário e receber outro esperançoso consulente.

Todos se alinhavam pela hora de chegada.

- Primeiro sou eu, depois aquele ali com cara de índio, depois o bombachudo de bota e lenço no pescoço, depois...

Apesar disso, às vezes, madrugada alta, explodia um conflito. Olho clínico apurado, Tadeu abria a porta para avaliar a situação. Envolvesse a situação dois jovens, o conselho consagrado era:

- Olha, vocês vão lá na frente (o reduto de boates, dancings, casas suspeitas), dão umas dançadas e podem voltar!

Fossem os beligerantes velhos, Tadeu decretava:

- É fome! Vão ali com o Baiano, comam alguns cachorros quentes e logo se acalmam, também!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito