Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O homem que laçou o avião

Por Henrique Packter 23/11/2020 - 10:43 Atualizado em 23/11/2020 - 10:44

Santa Maria (RS), que se saiba e ao menos até 1953, era famosa por ser o mais importante entroncamento ferroviário do estado, pelo basquete praticado por seus quatro times e por sediar comando de forças militares de grande importância estratégica. Vem-me à lembrança e com facilidade o aeroporto de Camobi, 7º RI, 5º RAM, 3º BCCL, além da Brigada Militar comandada por um coronel. Na cidade a 3ª Divisão de Exército (3ª DE) já completou111 anos de história. As forças do exército eram comandadas por um general, hierarquicamente. situado entre os postos de coronel e de general de divisão.

General tem estrelas?

O distintivo, genérico, dos titulares da patente de general - igual ao dos antigos tenentes-generais e generais de divisão - era composto por três estrelas 

O que é um general 5 estrelas?

Têm cinco estrelas o almirante (Marinha), o marechal (Exército) e o marechal- do- ar (Aeronáutica). São militares com obrigatória participação em guerra. Quatro estrelas são dadas aos almirantes de esquadra, generais de exército e tenentes-brigadeiro. Santa Maria tinha um general 4 estrelas.

Rudolf Lange

Mas, o Cine Independência virou shopping popular, abrigando os camelôs que vagavam pelas ruas da cidade. Ao invés do Gordo e o Magro, Roy Rogers, Durango Kid, Carlitos, mercadorias piratas do Paraguai.

O Cine-Theatro Imperial, na segunda quadra da Dr. Bozano, transformou-se numa filial das Casas Eny de calçados. Ao invés das grandes peças de teatro que Edmundo Cardoso apresentava uma vez por ano com sua Escola de Teatro Leopoldo Froes...tênis, sandálias, sapatos e hawaianas. Claro, hoje existem as salas de cinema dos shoppings da cidade, com cerca de 80 lugares cada uma. Nada semelhante aos 1200 lugares do Cine Independência dos bons tempos. Também sumiram espetáculos de teatro com Maria Della Costa, Sandro Polônio, Procópio Ferreira.

Quem da faixa etária dos 60 ou 70 anos ainda lembra do tradicional matinê da 1,15 como era chamada a sessão dominical das 13,15 horas do Cine-Theatro Imperial? Passava filme de mocinho (nome dos filmes de faroeste americano), seguido de um seriado (cada domingo exibia um capítulo de longa história de aventuras, que chegava a durar dois meses). Na frente do cinema, antes das sessões, ocorria o tradicional troca-troca de gibis (revistas em quadrinhos dos heróis da época). Ou então, troca de figurinhas do famoso Álbum das Balas Rute.

Seu Aurélio

Lanterninha do Cine-Theatro Imperial, famoso pelo duro que dava na gurizada durante as sessões. Em sua homenagem existe o Cine-Clube Lanterninha Aurélio. A patota da rua Acampamento tinha seu Código de Honra. O Código exigia que novos moradores da região deveriam obrigatoriamente atravessar longo duto subterrâneo de águas pluviais da Rua Tuiutí, local sem qualquer iluminação e habitado por sapos enormes e, às vezes, outros bichos. Para provar que se era homem todos nos submetemos à prova para não sermos apontados em plena Rua do Acampamento como frescos, afeminados. Corria o ano de 1952 destinado a se tornar o mais célebre de nossa história como alunos do Colégio Marista.

Os bailes

Os grandes bailes eram  no Caixeiral (14.02.1886) e no Comerciário. Nos fundos do Caixeiral o Corintians, time de basquete da cidade, tinha sua quadra dotada de refletores para jogos noturnos..

Galináceo no matinê dominical do Cine Imperial

Um dos nossos colegas, aí na casa dos 16, 17 anos apostou que entraria no matinê com uma galinha e que seu Aurélio não perceberia. Não só entrou com a galinha, bico laboriosamente amarrado e por debaixo do grosso casacão de inverno), como sentou-se na primeira fila de cadeiras do mezanino (a parte superior da sala de exibição). Na hora mais romântica do filme, quando o mocinho pede a mão da moça em casamento, a galinha foi atirada lá de cima. A coitada, agora com bico desamarrado,  voou como pôde e foi se estatelar nas cabeças da gurizada lá embaixo. Um Seu Aurélio enfurecido interrompe a sessão no meio da algazarra generalizada. Luzes acesas, sobe ao mezanino. Queria porque queria saber quem tinha jogado o galináceo. Amedrontado,  nosso anônimo herói deixou o cinema debaixo dos aplausos da seleta assistência e ainda ganhou a aposta: 6 guaranás Cyrillinha, famoso refrigerante da época, fabricado em Santa Maria mesmo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito