Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O abominável homem das neves

Por Henrique Packter 12/09/2020 - 07:35

Rupp  oferece refúgio em sítio seu próximo a Florianópolis, coisa que CHATÔ recusa. Só aceita solução que o leve a POA. De Florianópolis viaja de carro a Bom Retiro (3 horas e meia), Dali a cavalo pelos altos da Serra do Mar até Urubici (37 km) e dali, sempre a cavalo, até São Joaquim (61 km). Onze horas de noite escura, Rupp vai de carro buscar CHATÔ, que vestia uma batina negra.

Dois carros participam da sofisticada fuga. Num dos carros vão motorista desarmado e CHATÔ. No carro de trás 3 homens armados davam proteção. Faltando 15 minutos para a meia-noite Rupp entrega 3cartas a CHATÔ. Uma delas para Gerôncio Thibes  de Bom Retiro que forneceria meios para que alcançasse São Joaquim. A segunda e terceira  para os joaquinenses  João e Antônio Palma e para o farmacêutico Hilário Blayer, também em São Joaquim), todos conspiradores da Aliança Liberal,  liderada por Vargas.

Batina  sobre o terno, nas mãos  capa e chapéu, começa a viagem debaixo de chuva enlameando a estrada. O motorista freia o carro para colocar correntes nas rodas. O mesmo fez o carro de segurança 5 km atrás. Perto das 3 horas da manhã próximos a Bom Retiro dois troncos atravessados na estrada impedem a passagem do carro.    

Era pequeno posto policial guardado por dois soldados armados de fuzil que indagaram aos dois ocupantes do carro se podiam dar notícia do jornalista Assis Chateaubriand  cuja prisão fora decretada pelo governador. Haviam cruzado com algum veículo suspeito? CHATÔ pediu para ler o telegrama assinado por Marinho Lobo , chefe de polícia. Terminada a leitura do documento CHATÔ denunciou o carro de segurança como possível carro que estaria dando fuga ao jornalista. Passaram a correr pela estrada estreita e sinuosa, parando mais adiante para derrubar o poste de telégrafo que foi atravessado na estrada com o fio   cortado. Em Bom Retiro então vilazinha de meia dúzia de casas, igreja protestante, hospedaria, botequim e farmácia.. Morador acordado, lamparina numa das mãos, fuzil na outra, dá o endereço de Gerôncio Thibes, morador numa chácara.

HÓSPEDE DE THIBES EM BOM RETIRO

Apresentada a carta de Rupp Júnior as coisas andam com facilidade. Neste local, CHATÔ  queimou as cartas de apresentação de Rupp para São Joaquim,  mais a batina. 

Thibes explica que a trilha entre Urubici e São Joaquim fora destruída pelas chuvas incessantes. Precisava usar caminho alternativo, duas vezes mais longo, para São Joaquim. Melhor, aconselhou, era sair de Bom Retiro a cavalo até Canoa e Urupema. A cavalo porque a essa altura o carro utilizado já fora identificado pelos legalistas. Dormiria em Urupema seguindo até Painel onde atravessaria o rio e a serra do Lava-Tudo e só então chegar a São Joaquim.

EM URUPEMA

CHATÔ como já disse, era bom de cama. Deitou e imediatamente conciliou o sono, roncando adoidado até 5 e meia da manhã numa cama improvisada. Acordado com fortes safanões conhece o guia André, providenciado por Thibes: “um polaco louro, mas rústico  como um bugre”.  Seria sua companhia até Urupema. Chatô não pode  deixar de rir-se da indumentária que vestia até com certa elegância. Entre os acessórios  estavam chapéu de aba larga, presente do engenheiro Baldassini construtor de seu jornal no RJ, uma capa azul da Casa Burberry, Londres, nunca antes usados. Montam e somem na escuridão.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito