Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O abominável homem das neves

Henrique Packter
Por Henrique Packter 08/09/2020 - 09:35

Dia 4 de outubro de 1930 é a data de início da revolução de 30 no Brasil, encerrada com a vitória dos revolucionários, gaúchos, mineiros e paraibanos. O movimento durou 20 dias, período no qual a imprensa esteve censurada. 

Notável característica de CHATÔ era a capacidade de dormir e dormir bem em qualquer situação. Foi o que aconteceu viajando para POA em hidroavião da Condor, viagem tumultuada pelo mau tempo. Ao cabo de um dia do embarque no RJ ainda está em hotel de Paranaguá, PR, onde  acorda com fortes golpes na porta, às 6  da manhã de dia ensolarado,  de atmosfera límpida e cristalina e de céu luminoso. A escala prevista em Florianópolis seria breve assegurava o comandante alemão Puetz, aquecendo os motores às 6,30 horas da manhã.

Em Florianópolis telegrama da sede da Condor no RJ, redigido em alemão, aguarda Puetz. CHATÔ era fluente em alemão. Por cima dos ombros  dos pilotos consegue ler: “a situação está muito difícil em POA”. Esta linguagem, posso garantir, não se referia à calamitosa situação do Grêmio no campeonato brasileiro. Significava, que a viagem terminava em Florianópolis. Sem hesitar CHATÔ reúne-se com os3 tripulantes na cabine de comando, mais Paes Leme e revela que às 5,30 horas da tarde do dia anterior revolução de caráter nacional explodira em POA, Belo Horizonte e Paraíba. Disse mais: estava envolvido com a conspiração e corria a POA para alistar-se como voluntário e lutar ao lado de Getúlio,  Leme, logo depois e reservadamente, estende uma pasta contendo vinte contos de réis a CHATÔ que dispunha de um conto e 500 réis. Com esta importância tentam corromper o comandante Puetz  para levar CHATÔ até Torres, RS, pouco mais de uma hora de voo. Lá, estaria a salvo. Do contrário, permanecendo em  SC (que apoiava o governo de Washington Luís), poderia ser aprisionado ou coisa pior a qualquer momento.

Quanto estavam oferecendo a Puetz pelo voo de uma hora até Torres? Um conto de réis em 1930 valia R$ 123.000,00 donde Puetz recusou debaixo de pesados impropérios cerca de R$ 2.700.000,00 ou 21 contos e quinhentos.

Em Florianópolis, ignorando o que ocorria, Chatô sentia-se um animal  acuado. Como chegar a POA? Pensou em procurar Nereu Ramos, jornalista, ex-deputado federal, de rica família de estancieiros lageanos. Nereu,  fazia 4 dias estava em POA. Lembrou do nome de homem de confiança de Nereu em Florianópolis e vai atrás de Henrique Rupp Jr, jornalista e ex-deputado, alemão troncudo de meia idade, cabelo escovinha. Rupp sabia do que estava ocorrendo em POA. Estradas e portos em SC estavam bloqueados por tropas do exército, informou. Governador catarinense Fúlvio  Aducci, perfilado no exército de Washington Luís,   contava com total simpatia e confiança do governo central legalista. A ponto da Presidência da República deslocar  a sede da 5ª  Região Militar no Paraná para SC, nomeando para comandá-la o general Nepumoceno Costa.

4oito

Deixe seu comentário