Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Máquinas de lavar roupas podem matar?

Por Henrique Packter 17/12/2019 - 09:09 Atualizado em 18/12/2019 - 09:15

Enquanto aguardamos o fim das pesquisas que realizo sobre a vida e contribuições de Nyra, que tal relembrar textos publicados recentemente nos jornais?

VOCÊ LEU?
 
 O PERU NOSSO DE CADA NATAL
 
32,5% das pessoas consultadas concordam em que peru não pode faltar nas comemorações natalinas (30% das vendas, quilo 20% mais caro que frangos especiais). Seu principal concorrente é o frango especial, do qual o Chester é o principal representante (70% das vendas).
 
No Brasil apenas duas indústrias abatem perus: a BRF (Sadia e Perdigão, 80% do mercado de perus, concentrado em Chapecó) e JBS, Proprietária da Seara Alimentos, abatendo animais em Caxias do Sul. Nos mercados, 70% das vendas, nesta época do ano correspondem aos frangos especiais.
 
Então, o que vai ser? Peru, Chester, Bruster ou Fiesta? (Os três últimos, marcas comerciais de frangos especiais).
 
Vai Peru ou frango, freguês? Os frangos especiais chegam a pesar o dobro do frango comum, pela seleção genética.
 
Perus são mais difíceis de criar, são sensíveis às variações de temperatura, exigem cuidados específicos. Levam 100 dias para abate. Comparativamente, o boi leva 1.000 dias, o frango 60 e os suínos 250 dias. A carne do peru, mais escura, tem sabor acentuado, consistência mais firme.

MÁQUINAS DE LAVAR ROUPAS PODEM MATAR?

13 recém-nascidos internados no Hospital Universitário de Bonn, Alemanha, foram infectados pela bactéria Klebsiella oxytoca, disseminadas por lavadoras da instituição. O microorganismo é comum no intestino de crianças e adultos, pode ser perigosa para recém-nascidos e para portadores de baixa imunidade.
 
Calma, gente! Este perigo só existe quando se utiliza água quente nas lavadoras domésticas, hábito europeu, pelo frio. A temperatura elevada facilita a reprodução das bactérias. Este risco pode existir em hospitais onde as lavadoras atendem a número grande e variado de pessoas.
 
Manter os ambientes limpos, trocar filtros e mangueiras das máquinas domésticas, eventualmente, mantê-las calibradas e sem vazamentos ou rompimentos internos, acumuladores de água, é preciso. Lembrar: umidade favorece o crescimento de fungos e bactérias.
 
DISSON NCIA COGNITIVA COLETIVA
 

Em 1954 certa manicure e vidente de Michigan, EUA, previu que um segundo dilúvio, desta vez para valer, inundaria e destruiria a humanidade como um todo. Mas, ela e seus seguidores seriam resgatados por nave espacial para fora do planeta segundo instruções reservadas que ela recebera pessoalmente de Deus. Também conhecia a data apocalíptica: 21 de dezembro.
 
Vidente e adeptos largam mão de tudo para rezar e aguardar a fatídica data. O psicólogo Leon Festinger e pesquisadores associados infiltraram-se no movimento para observar a reação dos crentes quando a profecia falhasse. Tratava-se de estudo sobre como crenças se transformam quando a realidade se impõe.
 
Passada a data sem que nada ocorresse e nem a nave desse ar de sua graça, os membros da seita concluíram pela eficiência de suas orações, a ponto de impedir a destruição do planeta.
 
Donde se conclui que o pensamento mítico tanto quanto o paranoico nunca é vencido. A tese, diante da profecia não realizada não só não a invalida como a reforça. 
 
Pessoas emocionalmente envolvidas com suas crenças torcem os fatos para encaixá-los na teoria prévia. Origina-se aí o conceito de dissonância cognitiva: a diferença daquilo que ocorre e como isto é entendido pelos interessados.
 
Herdeiros somos de tradição racionalista. Racionais, mas de modo intermitente, nem sempre e ou nem em todos os assuntos.  Nossa base natural é o modo mítico de pensar, não somos amigos dos fatos e sim de nossa maneira de ponderar. A paranoia é o paraíso da certeza, daí a dúvida ser a melhor maneira de refletir. 3.699

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito