Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Lentes de óculos com proteção solar 400

Cuidado ao adquirir suas lentes com filtro solar
Por Henrique Packter 08/02/2021 - 08:49 Atualizado em 08/02/2021 - 08:57

Como ter certeza que as lentes escolhidas realmente têm a proteção UV? A maioria dos óculos importados e legítimos traz selo de certificação, caso contrário, dificilmente teriam essa garantia. Então, entra em cena pesquisa do Departamento de Engenharia Elétrica da USP São Carlos, desenvolvida no Laboratório de Instrumentação Oftálmica.

A partir de medições de proteção ultravioleta (UV) em óculos de sol, solicitadas à universidade pelo Inmetro, foi criado um totem de Autoatendimento para Verificação da Proteção Ultravioleta de Óculos de Sol.  Com capacidade para medir até 400 nm (comprimentos de radiação UV) o totem é o primeiro sistema de autoatendimento do mundo a verificar se os óculos contam mesmo com proteção UV. Antes, só era possível a verificação por um especialista, que usava (nas raras vezes de que dispunha) de um espectrofotômetro.  Agora, está ao alcance do público de forma simples, rápida e moderna.

COMO VERIFICAR A PROTEÇÃO OFERECIDA POR LENTES DE  ÓCULOS

Ponha os óculos em local indicado no totem e siga as indicações dadas no monitor. Em segundos o equipamento identifica a categoria dos óculos, qual o grau de escurecimento das lentes, aponta as situações em que pode ser usado, qual a proteção UV que possuem e se a proteção está adequada. Por cadastro requisitado após o teste, o totem mantém um banco de dados com os resultados obtidos. Dos óculos já testados, mais de 30% foram reprovados: não apresentavam proteção adequada.

Dado bem acima do esperado pelos pesquisadores, isto é preocupante, pois usar óculos de sol sem proteção é pior do que não usá-lo. Porém, a grande surpresa revelada pelo totem diz respeito aos óculos comprados em camelôs que apresentaram proteção adequada, ao contrário das previsões. Problema é o pouco tempo de durabilidade dessa proteção. Todos os óculos de sol, mesmo aqueles de boa qualidade, possuem vida útil, em relação à proteção, que não ultrapassa dois anos.

O primeiro totem de Autoatendimento para Verificação da Proteção Ultravioleta de Óculos de Sol foi criado em 2001: Lensômetro Digital CLE-70, Fabricante  Essilor Solutions

Lensômetro é equipamento que costuma faz parte do laboratório da ótica. Por isso, antes de adquirir óculos pergunte ao vendedor se a loja possui aparelho para a realização do teste. Alguns modelos de lensômetro possuem impressora para emissão do resultado da verificação dos óculos, comprovante semelhante aos recibos emitidos pelas máquinas de cartões de crédito. O resultado desse teste é a garantia de que os óculos de sol irão proteger seus olhos. Nada é cobrado para essa verificação.

INFORMAÇÃO E DICAS IMPORTANTES

A informação UV 400 indica que as lentes dos óculos de sol oferecem a proteção máxima contra a radiação UVA e UVB.

1.   Ao comprar óculos de sol solicite sempre teste para verificação da proteção UV das lentes. Se a loja não possuir o equipamento, vá atrás de outra ótica.

2.   Lentes de qualidade possuem certificado de garantia. A loja revendedora tem obrigação de fornecer o certificado, devidamente preenchido, assinado e carimbado.  

3.   Lentes muito escuras não significam que ofereçam proteção segura. Elas estimulam a dilatação das pupilas, permitindo maior exposição solar do tecido ocular.(As melhores lentes são aquela que possuem leve degradê de tom - mais claro na base da lente e mais escura no topo. Essa característica permite melhor ajuste da visão em diversas situações).

4.   Jamais compre óculos de sol sem procedência ou garantia, por oferecer riscos à sua saúde. 

5.   Lentes corretivas em óculos de sol só devem ser adquiridas em ótica especializada. Lentes de grau para óculos de sol são feitas sob encomenda. Perde-se dinheiro ao comprar óculos de sol e ao enviá-lo ao laboratório, constatar que a curvatura da armação não permite a fabricação da lente com grau.

6.   Quem usa óculos de grau deve usar lentes fotossensíveis ou sempre fazer a troca para o óculos de sol em ambientes abertos. 

7.   Óculos de sol devem ser usados o ano todo, não apenas na temporada de primavera/verão.

8.   Em dias com níveis críticos de radiação UV, use chapéu ou boné para aumentar a proteção. Esse acessórios funcionam como refletores de radiação (horários críticos entre 11 e 15 horas).  (Continua) 4.240
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito