Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Leia a bula de seu medicamento

Por Henrique Packter 21/03/2022 - 06:45

Às vezes é bom ler a bula dos medicamentos receitados e que vamos utilizar.

Dona ROSE é minha cliente desde os tempos em que seu marido era gerente de banco em pequeno município do sul catarinense. Tinha um casal de filhos e a filha, que era estrábica, também consultava comigo.

Mais tarde, marido já falecido, passa a residir em Florianópolis, visitando-me quase que anualmente, exceto por esse período pandêmico. Como se recorda, atendo clientes em Floripa dois dias por semana.

Na última consulta ainda em 2019, durante a anamnese, relatou queixas que despertaram minha curiosidade de médico. Retorna agora, esfriada o auge da onda covídica, ainda com as mesmas queixas. Pergunto-lhe dos remédios que utiliza. Desfia então, longa relação de drogas:

- Uso DIOVAN, RECONTER, MANIVASC, ALDACTONE, ILUDRAL, CONCOR, PROMESTIENO.

- E o que a senhora sente ou tem, mesmo com os medicamentos que utiliza, além deste sinal que é um cisto palpebral no olho direito?

Dona Rose abre sua bolsinha e de lá retira amassada folha, cheia de garatujas, que passa a consultar.

- Tenho alergia cutânea (prurido, coceira), rush, urticária, às vezes com febre, dor nas juntas, dor muscular, ínguas, sintomas de gripe; manchas vermelhas-arroxeadas na pele, sinais de inflamação nas veias, sobretudo nas pernas. Já operei as varizes, mas dor, ardume nas pernas, continua. Dizem que é vasculite. Tenho também sangramentos anormais, hematomas.

- Pois dona Rose, tudo que a senhora falou consta nas complicações do DIOVAN, medicamento utilizado para tratamento de pressão alta, insuficiência cardíaca e pós infarto do miocárdio.

- Já tive episódios de arritmia cardíaca, observados no eletrocardiograma. Para isso, uso RECONTER, mas andei lendo por aí que não devo tomar RECONTER se estiver em uso de medicamentos para tratar arritmia cardíaca ou que podem afetar o ritmo cardíaco.

- E quanto ao MANIVASC?

- Uso, embora sofra de problemas coronarianos e no ventrículo esquerdo. Tenho também problemas de intolerância a alguns tipos de açúcar (como, lactose). Parece que Manivasc não combina com esse meu problema...

- Usa a senhora ALDACTONE? Ele produz cistos palpebrais como esse que está pendurado aí na pálpebra superior do seu olho direito. ALDACTONE origina neoplasmas benignos, malignos e não específicos (incluindo cistos e pólipos nas pálpebras); neoplasma benigno de mama. Pode acarretar leucopenia (baixa do número de glóbulos brancos, incluindo agranulocitose), e baixo número de plaquetas. Tenho excesso de potássio no sangue, e sei que tudo isso pode ser consequência do ALDACTONE.

Tenho dor e aumento das mamas, distúrbios menstruais, mal-estar, sonolência, cansaço, cefaleia, fraqueza, fadiga, perda de apetite, depressão, hostilidade, agressividade, insônia, nervosismo, irritabilidade. Tudo isso não é nada perto do que me aconteceu após começar uso de ILUDRAL. Tive   convulsão, distúrbio do equilíbrio, tontura, tremores, vertigem (sentindo estar rodando), tosse, dor abdominal, diarreia, indigestão, vômito, náusea.

Tenho Rush (prurido, erupção na pele), eczema, aumento de peso, instabilidade emocional/mudança de humor, agitação. Amnésia (perda de memória), coordenação anormal (impedimento dos movimentos coordenados), distúrbio de atenção (perda de concentração), prejuízo de memória. Tive às vezes diplopia (visão dupla), visão borrada.

Mialgia (dores musculares), infecções, distúrbios de personalidade, pensamentos anormais, hiperatividade, número reduzido das células do sangue e plaquetas, redução acentuada de granulócitos (um tipo de glóbulo branco), baixa taxa de sódio no sangue. Em outras vezes tive perda de peso.

Fui encaminhada ao psiquiatra por distúrbios psicóticos, alterações do comportamento, alucinação, ira, delírio, ansiedade, confusão, pânico! Tudo por conta dos remédios! Com ILUDRAL tive sensação de formigamento, passei por movimentos repetitivos involuntários contínuos, uniformes, lentos e rápidos, letargia, andar estranho, agravamento das crises epilépticas.

- Este medicamento parece que ataca o fígado...

- Nem lhe conto! Tive teste anormal da função hepática, quase falência hepática, hepatite, perda de cabelo, pancreatite, dano renal agudo. Precisei usar CONCOR e meu médico quis saber se tenho diabetes ou doenças cardíacas como perturbações do ritmo cardíaco, problemas do fígado ou rins, problemas menos graves de circulação sanguínea nos membros. Concor é medicamento a ser evitado em pacientes com doenças obstrutivas pulmonares, a menos que existam razões clínicas relevantes para seu uso. Isso tudo, para evitar complicações. Também Psoríase ou histórico de psoríase (doença da pele em que aparecem manchas vermelhas, frequentemente com escamas de cor prateada); doenças da tiroide -, pode haver surgimento ou piora. O doutor queria saber se eu estava para ser submetida a terapia de dessensibilização (vacinas para alergias), pois Concor® pode aumentar a probabilidade de ter reação alérgica ou que essa reação seja mais grave; anestesia (por exemplo, para cirurgia): Concor® pode influenciar o modo como seu organismo reage a estas situações.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito