Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Labienno Cavalvanti e a vida na antiga Colaçópolis

Por Henrique Packter 11/02/2022 - 09:04 Atualizado em 11/02/2022 - 10:27

Morreu em Criciúma em 4 de fevereiro deste ano, meu amigo Labienno Cavalvanti. Ele era ex-funcionário da CSN e faleceu aos 89 anos. A morte de Labienno repercutiu intensamente em toda a cidade onde era figura extremamente estimada.

Nascido em 12/08/1932 em Braço do Norte, era filho de Pedro Cavalcanti e Carolina Antunes. Foi conterrâneo e contemporâneo do grande advogado e político catarinense Adhemar Paladini Ghisi, ex-ministro e ex-presidente do TCU (24/12/1930  — Lisboa, 2/06/2008).

Quando falávamos de nossos respectivos municípios natais, LABIENNO dizia:

-É COMPLICADO! PRÁ COMEÇAR, SOU DE COLAÇÓPOLIS!

Colaçópolis foi antigo nome de Braço do Norte.

Sobre Colaçópolis e a vida de Labienno

Somente em 1870, com a chegada de colonos alemães, levados a São Ludgero pelo Padre Guilherme Röher, teve início o desenvolvimento de Braço do Norte. Estes colonizadores, emigrados para o Brasil em 1860, achavam-se anteriormente fixados nas localidades catarinenses de Anitápolis, Salto e Capivari. Todavia, por julgarem desfavoráveis aquelas regiões, conseguiram do Imperador D. Pedro II, através do Padre Röher, a doação de outras glebas, com maiores possibilidades de colonização, as quais se achavam situadas onde hoje se encontram São Ludgero, Rio Fortuna, São José, Armazém e Vargem do Cedro.

Foi a vinda de sessenta famílias de colonos alemães, a maioria delas estabelecidas no núcleo de São Ludgero, que impulsionou o desenvolvimento da localidade. Incalculáveis os obstáculos que tiveram que ser vencidos por estes imigrantes alemães. Basta citar que, sendo em sua maior parte católicos, apenas uma vez por ano recebiam assistência religiosa.

Distrito criado com a denominação de Braço do Norte, decreto estadual de 17/05/1892, subordinado de Tubarão, ainda em 1911, em divisão administrativa, o distrito de Braço do Norte figura no município de Tubarão.

Lei municipal de 21/06/1958, desmembra do município de Braço Forte o distrito de Rio Fortuna, elevado à categoria de município em agosto de 1922.

Tinha algumas frases de predileção que repetia com uma certa alegria, como uma do Barão de Itararé: de onde menos se espera, daí  é que não sai nada mesmo.

Colaçópolis tem o nome alterado para Braço do Norte por lei municipal de 26/06/1928. Por um triz, Labienno e Adhemar Paladini Ghisi não nascem em Colaçópolis!

Labienno foi casado por 59 anos com Benedita Garcia Cavalcanti, agente do futuro INPS em Criciúma, sucessor do IAPETEC, a partir de 1966, com a unificação dos IAPs. Foram eles pais de Maria Carolina, Marilúcia Garcia Cavalcanti, Labieno José, de Miriam Regina Garcia Cavalcanti (juíza de Direito) e Micheline. Labienno era orgulhoso avô de oito netos, sempre citados e elogiados no decorrer das consultas médicas. Aposentou-se como técnico em contabilidade da Companhia Siderúrgica Nacional.

Foi meu cliente desde seus 32 anos, em 1964. Era dotado de um bom humor natural, realçado por discreta gagueira. Em 06/07/1998 e depois em 03/07/2000, operei-o de catarata em ambos os olhos. Em 2006, comunicou-me com grande orgulho da filha, juíza de direito em Forquilhinha.

Toda a vida Labienno e Benedita lutaram contra problemas circulatórios, pressão arterial elevada, obstrução de vasos e ela acabou por ser acometida de infarto do miocárdio. Nesse particular Labienno travou luta acirrada, tenaz, contra teimosa obstrução de carótida comum direita. Seu último exame em minha clínica foi a 21/02/2020 e, de dona Benedita, foi em 08/01/2007.

Tinha algumas frases de predileção que repetia com uma certa alegria, como uma do Barão de Itararé: de onde menos se espera, daí  é que não sai nada mesmo.

O sepultamento de Labienno foi realizado no Cemitério Municipal do bairro São Luiz, em Criciúma.

 

Ouça no Programa Adelor Lessa: 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito