Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Jayme Mason, homem adiante de seu tempo

Por Henrique Packter 20/03/2023 - 09:00 Atualizado em 20/03/2023 - 09:16

No dia 15.09.2020 faleceu no Rio de Janeiro o engenheiro catarinense Jayme Mason, intelectual e membro da Academia Brasileira de Engenharia. Filho mais velho do ex-prefeito de Orleans, Luiz Mason, era irmão de Genésio Mazon, engenheiro-agrônomo e empresário no setor de vinicultura e viticultura. Luiz Mazon foi o 14º Prefeito eleito de Orleans, na inacreditável Coligação PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e UDN (União Democrática Nacional), de 31.01.195 1 a 31.01.1955.

Homem culto, Jayme era poliglota e publicou diversos livros técnicos de cálculos estruturais. Escreveu também leitura amena, VIVÊNCIAS E RECORDAÇÕES e GRANDES MESTRES DA LITERATURA RUSSA, após aprender e dominar o idioma russo. Vai então à URSS e visita os lugares descritos pelos escritores nas suas obras e lê no original russo esses grandes mestres. Seu esforço foi reconhecido e recompensado pelo governo russo que o condecorou com medalha e diploma. A cerimônia foi no Rio de Janeiro e Jayme agradeceu a honraria, discursando na língua de Tolstoi.

Traduziu também as obras do italiano Dante Alighieri e sabia de cor grandes trechos da Divina Comédia que recitava a miúde. Publicou DANTE E A DIVINA COMÉDIA e o Dr. FAUSTO E SEU PACTO COM O DEMÔNIO.

Ando dando uma ajeitada nos meus livros, pondo um arremedo de organização naqueles livros desordenadamente empilhados no chão, na peça que denomino pomposamente de biblioteca. Foi quando me caiu às mãos um dos livros de autoria de Jayme Mason. Prometo comentá-lo e logo. Vale a pena ler as peripécias de nosso autor no Ginásio Lagunense e depois no Colégio Catarinense.

Jayme estudou engenharia na URGS, RS. Na época foi governador do estado gaúcho, o engenheiro Leonel Itagiba de Moura Brizola (Carazinho, 22.01.1922 – RJ, 21.06.2004). Estando Brizola na governança criou premiação para o melhor aluno da Universidade gaúcha a cada formatura que anualmente ocorria. Pois no ano da formatura de Jayme, coube a ele a láurea. Mais que depressa vai à Suíça, onde ficará vários anos e praticará as v árias línguas oficiais dos 26 cantões do país. Saiu do Brasil falando a língua pátria e mais o italiano, aprendido com os imigrantes italianos de sua terra natal. Volta da Europa dominando o francês mais o alemão. Logo aprenderá o inglês e o russo!

Os irmãos Mazon e Mason privilegiavam a viticultura e a vinicultura. Qual é a diferença? Já vou contar. São duas áreas diferentes, mas que se  complementam. A viticultura dedica-se ao plantio, cultivo e colheita da uva, que podem ser usadas para vários fins. (consumo de uva em si, produção de sumos, uvas passas e vinho). Já a vinicultura dedica-se à elaboração dos vinhos.

Profissional bem sucedido, Jayme lecionou no Rio de Janeiro a cadeira de Pontes e Grandes Estruturas na PUC de nossa ex-capital. Com Genésio era sócio-proprietário da Vigna Mazon no Bairro de São Pedro em Urussanga. Como escreveu sua sobrinha, “devemos a esse homem visionário e acima de seu tempo, juntamente com o único irmão, tornar viável estarmos hoje aqui!”

A vinícola fica na Rodovia Genésio Mazon, Km 5, São Pedro, Urussanga, SC, justa homenagem prodigalizada pelo governador e seu amigo pessoal, Vilson Kleinubing, que, aliás, era gaúcho de Veranópolis.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito