Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Eleição para direção do Banco de Olhos de Criciúma biênio 1991-1993

Por Henrique Packter 25/07/2022 - 08:51 Atualizado em 25/07/2022 - 08:53

BANCO DE OLHOS DE CRICIÚMA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

De conformidade com o artigo 22 do Estatuto do Banco de olhos de Criciúma (BOC), ficam convocados todos os sócios da entidade para a eleição da diretoria para o biênio 91-93 que vai acontecer no próximo dia 11 de novembro de 1991 na Regional Médica da Zona Carbonífera (rua Pedro Benedet, 363, sala 202, fone 33-5919.

Outrossim, adianta que as chapas concorrentes poderão ser inscritas até o próximo dia 15 de outubro às 18 horas, também na Regional Médica.

Desidério Meller – Presidente.

Em 15 e 16 de novembro de 1991 é o VI CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BANCO DE OLHOS e IV SIMPÓSIO DO BANCO DE OLHOS DE CURITIBA, em Curitiba/PR.

JORNAL DA MANHÃ 05.12.1991

BANCO DE OLHOS:  DIRETORES VIAJAM EM BUSCA DE SUBSÍDIO

Diretores e colaboradores do BOC viajam na madrugada desta sexta-feira para Joinville onde, às 13,30 horas, vão realizar oficialmente a primeira visita ao banco de olhos daquela cidade. Além da presidente do BOC professora Maria Dal Farra Naspolini e de membros da diretoria o médico oftalmologista Anilton Antonelli acompanha a delegação. (...) Ela está muito otimista com o resultado das primeiras reuniões do BOC e acredita que em breve vai poder começar a divulgar em toda a região a campanha visando a conscientização da doação de córneas e a conquista de sócios para o BOC.

Na avaliação da presidente, o grupo que trabalha voluntariamente no BOC está unido e disposto a trabalhar bastante. “Nós só estamos dando continuidade a uma ideia nascida há 10 anos em nosso município e que até há pouco era administrada por pessoas sérias, idôneas, e, acima de tudo disposta a doar pelos outros”, ponderou ela.

Os dois primeiros

16.08.1992

BOC realiza dois transplantes

A presidente do BOC prof. Maria Dal Farra Naspolini confirmou a realização dos dois primeiros transplantes na gestão da atual diretoria, foi no dia 16, domingo, no Hospital São João Batista pelos diretores clínicos Anilton Antonelli e Benito Juarez Gorini Borges.

JORNAL A NOTÍCIA 13.08.1992

Após um ano e meio de funcionamento do banco (com nova diretoria) foram realizados domingo dois transplantes de córnea.

BANCO DE OLHOS VIABILIZA TRANSPLANTES EM CRICIÚMA

(...) O BOC foi fundado no final de 1981 e somente funcionou durante dois anos. (Equívoco evidente, nunca deixou de funcionar até que seu único transplantador demitiu-se por questões de saúde após grave acidente que sofreu em 2007. Necessário ressaltar que este trabalho foi possível graças às ações de sua Diretora ELIANE ANDRADE, colaborador ALMIR DE SOUZA FERNANDES, VOLUNTÁRIOS e OFTALMOLOGISTA HENRIQUE PACKTER. O grupo que pretendia substituir o trabalho dos pioneiros demitiu-se, alegando os médicos que não tinham mais pacientes na lista de espera! Que tinham zerado a fila!).

Depois de ficar desativado por quase oito anos novamente entrou em ação a partir de novembro do ano passado. Em Criciúma 5 médicos fazem transplante de córnea. Na lista do BOC 17 pacientes esperam doadores.

Outro responsável pela recuperação (?) de córneas é o BANCO DE OLHOS SUL CATARINENSE (BOSC), fundado em Tubarão há dois anos pelo oftalmologista Henrique Packter (observação: pelo Dr. OTTO FEUERSCHUTTE NETO, VLADIMIR CASTILHA de Laguna e EVALDO MEDEIROS DE OLIVEIRA de ARARANGUÁ, HENRIQUE D. DE CAMPOS de Içara, DAVID PEREIRA, VALTER PEREIRA de Criciúma. As ações deste Banco de Olhos foram descontinuadas após os médicos e voluntários que haviam ocupado os cargos da instituição por eleição, terem deixado os mesmos). Em um ano e meio este banco de olhos que abrange todos os municípios do sul do estado foi responsável pelo transplante de 24 córneas. Hoje, mais 60 aguardam na fila por doação. (...)

“Há uma semana, 12.08.1992, o BOSC promoveu (NA CIDADE DE GRAVATAL/SC) um seminário para saber quais os últimos avanços no transplante de córnea. Estavam palestrando profissionais como o médico Francisco Mais, presidente da Associação Brasileira dos Bancos de Olhos, Thadeu Cvintal, secretário-MÉDICO do Banco de Olhos de São Paulo, Amilton Moreira, secretário-MÉDICO do Banco de Olhos de Curitiba e professor da Universidade de Medicina do Paraná e Sérgio Kvitko chefe do Departamento de Córnea do Hospital das Clínicas de Porto Alegre”.

JORNAL DA MANHÃ PÁG. 03 de 03.05.1993

O BOC agora é oficialmente uma entidade de utilidade pública. A Câmara Municipal de Criciúma aprovou por unanimidade projeto de lei da vereadora e presidente licenciada do BOC, Maria Dal Farra, nesse sentido.

BANCO DE OLHOS DE CRICIÚMA

EDITAL DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

A presidente do BOC no uso de suas atribuições estatutárias convoca todos os associados para comparecerem à Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 14.11.1993 1993 às 19,30 horas em 1ª convocação com a presença de 2/3 de todos os associados e às 20 hs em 2ª convocação com a presença de qualquer número de associados à rua Dom Joaquim Domingos de Oliveira, 65, salão de festas do Edifício Villa Lobos para tratar da seguinte ordem do dia:

1º aprovação das contas da Diretoria período 91/93

2º eleição e posse da nova diretoria, conselho técnico e fiscal

3º outros assuntos de interesse geral e da entidade

Criciúma, 25.10.1993

Maria Dal Farra-Presidenta

5.226   (Cont)

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito