Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Dicas de saúde e acontecimentos no país

Por Henrique Packter 21/12/2019 - 09:19

VOCÊ USA LENTES DE CONTATO

Dormir com lentes de contato aumenta em 15% o risco de ganhar úlceras de córnea ou de ceratites infecciosas, moléstias de tratamento e cura difíceis.  Portanto, nunca dormir com as lentes de contato nos olhos. Há, no entanto, um certo tipo de lentes de contato feitas para usar à noite, elaboradas com material de alta permeabilidade permitindo oxigenação da córnea e auxiliando na sua moldagem. É a Ortoceratologia, tratamento que possibilita a melhora da miopia e de algumas doenças corneais.

Nos demais casos a orientação é retirar as lentes de contato com as mãos limpas, ao deitar para dormir. As lentes devem ser guardadas não em soro fisiológico, mas em solução desinfetante.

Estando a pessoa com os olhos fechados, eles não são convenientemente oxigenados, deixando a lente (feita de material plástico), em ambiente quente e úmido proporcionado pelas pálpebras fechadas e propício a infecções, por proliferação de microrganismos.

A\lente deve ser adequadamente higienizada para ser colocada nos olhos e usá-las no período prescrito.

Não coloque as lentes em soro fisiológico.
Não lave as lentes em água torneiral, mas com soluções desinfetantes.
Não use estojo das lentes por mais de três meses
Não guarde as lentes na pia do banheiro ao lado do vaso sanitário.

OS NOVE DE PARAISÓPOLIS

Em condições normais de convivência numa sociedade democrática, o ingresso de policiais militares numa aglomeração pacífica de pessoas, usando de violência -, no momento político brasileiro que vivemos -, já seria motivo de grande comoção popular. Se da ação resultasse a morte de 9 jovens, cujos atos se limitassem à busca de lazer e diversão, num duro cotidiano, seria motivo para convulsão social e rápidas ações das autoridades. É falsa a noção de que polícia violenta e sem controle possa ser eficaz. Dar ao Estado carta branca para atuar nos conduz ao cenário de Estados Absolutistas onde são indistinguíveis a Força Pública de Milícia a serviço dos donos do Poder. Enfrentar esse dilema é voltar a pensar. Oxalá, as vidas perdidas dos nove de Paraisópolis cumpram esse papel.

EXAGERO NO CONSUMO DO SAL

Brasileiros consomem 9,34 gramas de sal/dia, quase o dobro do que a OMS recomenda que é 5 gramas.

Uso disseminado em toda sociedade, homens jovens abusam mais desse hábito.  Apenas 2,4% das pessoas pesquisadas estão dentro das faixas preconizadas e tem consumo inferior a 5 gramas por dia. Mulheres e pessoas mais jovens estão dentro dos índices recomendados. Consumo elevado de sal, mais de 12 gramas por dia foi mais frequente em homens, 15,7% do que em mulheres, 10,8%

Grupo com escolaridade mais alta, 11,35% das pessoas, tem o consumo elevado de sal, a menor proporção.

Excesso de sal está ligado à hipertensão e às doenças cardiovasculares. 2774

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito