Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

DEZ DICAS DE SAÚDE MENTAL PARA IDOSOS

Por Redação 29/01/2024 - 06:49 Atualizado em 31/01/2024 - 06:55

Tenho, com a graça de Deus, muitos amigos octogenários e até alguns que ultrapassaram este marco e já palmilham os anos noventa em suas vidas. Disso me dei conta ao ler no jornal ZERO HORA de Porto Alegre em sua edição de fim de semana, 27 e 28 de janeiro. Há nele um artigo de Larisa Roso que trata exatamente deste assunto. Durante os meus muitos anos de prática médica, dediquei bom tempo das consultas oftalmológicas que realizei a indagar de meus velhinhos a causa de suas longevidades. Não foi em vão. Larisa (perdoe-me a intimidade), chegamos praticamente aos mesmos resultados!.

1. Evitar a solidão. O próprio Jeovah disso falou ao declarar a Adão: não é bom que o homem viva só. Mas, essa história é um pouco longa e pretendo contá-la sexta-feira logo depois das nove horas no Programa de Adelor Lessa.
2. Largue do celular, da internet e das redes sociais. Nada substitui o contato pessoal, mesmo considerando o grande avanço que representou para a comunicação entre as pessoas essas modalidades de saber da vida dos outros.
3. Viva bem a fase da vida a que  você pertence. Se te oferecerem um bilboquê vais ficar enjoado, virar a cara. Mas se oferecerem meu último livro, prestes a sair e destinado a leitores da nossa idade, sei que ficarás feliz com a leitura que ele promete. Cada qual na sua! 
4. Cuide da Saúde Física: movimente-se, faça exercícios, caminhe, nade. Estas atitudes reduzirão a ansiedade e a depressão.
5. Tenha um hobby: aumente seu nível de felicidade com atividades que proporcionem alegria e satisfação
6. Sinta-se de utilidade: se você está aposentado e tente organizar sua vida, pense no voluntariado. O policial ALMIR tem seu nome associado a realizações notáveis seja no campo das voltas ciclísticas, nas campanhas do agasalho, seja na doação de órgãos para transplantes.
7. Alimentação saudável; busque orientação adequada com nutrólogo
8. Adote práticas de meditação
9. Bote a cabeça para funcionar com filmes, livros, jogos..
10, Durma bem. Acorde com a sensação de estar descansado. Prepara-se e prepare o ambiente para dormir.
 
BOA SORTE! 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito