Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Complicações causadas por alguns medicamentos

Por Henrique Packter 28/03/2022 - 07:45

1.Vale Tudo, Tim Maia

Vale, vale tudo
Vale o que vier
Vale o que quiser
Só não vale
Dançar homem com homem
Nem mulher com mulher
O resto vale
Vale, vale tudo

- Estou vendo em sua relação de medicamentos mais esse aqui: PROMESTIENO e tem este outro aqui, o PURAN T4.

- Pois é. Como quase todo o mundo, ou como quase todas as mulheres idosas de hoje em dia, tomo regular  número de drogas, diariamente.  Era prá informar se apresentasse alguma condição como formação de coágulos no sangue, os tais trombos. Sinal de alerta era inchaço dolorido da perna ou dor repentina do peito e dificuldade para respirar. Isso poderia estar associado a formação de coagulo dentro da veia, impedindo a circulação do sangue. O promestrieno é destinado a uso por mulheres adultas. Não existem restrições para o uso por pacientes idosas. O promestrieno é indicado para o tratamento de atrofia vulvovaginal decorrente de deficiência do hormônio estrogenio. O promestrieno também é indicado no caso de retardo da cicatrização vaginal. O medicamento usado sob a forma de creme, seria bem menos perigoso para a saúde que os ovulos,embora complicações possam ocorrer.

Num dia de folga Dona Rose senta na cadeira de balanço para ler a bula de Promestieno, que utilizava como óvulos e também ingerido.

- Gente, quase caí de costas! O remédio relacionava-se com vários problemas de saúde, estando conectado com pressão alta arterial, doenças no fígado – (o adenoma hepático). No caso de Dona Rose, tumor benigno do fígado. Diabetes mellitus com ou sem envolvimento circulatório, doença metabólica caracterizada por aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue; formação de pedras, cálculos na vesícula; enxaqueca ou dor de cabeça intensa; Lúpus eritematoso sistêmico (doença inflamatória autoimune).

- Se eu apresentasse Icterícia (cor amarelada da pele e mucosas pela bile), ou deterioração do funcionamento do fígado; aumento importante da pressão sanguínea poderia ser necessário interromper o tratamento com Promestrieno. Também histórico de hiperplasia endometrial, asma, otoesclerose (bem que falavam que eu estava escutando mal!), e epilepsia! Epilepsia é condição que piora com o uso do medicamento! E, de epilepsia, eu entendo, pois tive crises epilépticas em criança, depois nunca mais! Mas, agora, voltei a ter crises após usar o medicamento. Falei pro doutor e ele disse para não me preocupar. Só isso.

Epilepsia não é uma doença mental, expliquei para Dona Rose,  mas, doença ligada ao funcionamento do cérebro. Um curto-circuito cerebral, uma ativação anormal cerebral. A crise pode ser uma alteração visual, uma saída fora do ar, sensação esquisita, a mão ficar tremendo. Motivação mais ampla pega todo o cérebro e pode ocorrer uma convulsão. O doentinho cai, se debate, baba, arroxeia, morde a língua. Dependendo da região cerebral ativada a pessoa pode ter pequena desligada e depois voltar ao normal, meio aparvalhada; às vezes o olhar fica meio perdido, não responde ao chamado, faz movimentos sem propósito com as mãos.

- Por que as pessoas sofrem crises convulsivas, indaga Dona Rose.

Respondo que pode ser por problema congênito, uma lesão cerebral, trauma, hemorragia, infecção, álcool, droga.

- Aprendi com minha breve leitura que epilepsia não tem cura, mas tem controle diz Dona Rose.  

- Não havendo registro de novas crises  por 10 anos, sendo 5 deles sem o uso de medicamento para controle, a epilepsia é considerada resolvida.

Ainda nesta semana: o Puran T4 tomado com outros medicamentos!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito