Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Cesar Sartori e Otto Feuerschuette: Pioneiros médicos

Por Henrique Packter 03/03/2020 - 17:43 Atualizado em 03/03/2020 - 17:44

CESAR SARTORI e OTTO FREDERICO FEUERSCHUETTE, foram médicos pioneiros, ou quase isso.

Otto Feuerschuette nasceu a 09.04.1881, teria 24 anos na chegada de Cesar Sartori em Lages, nos primeiros anos do século 20, e Cesar Ávila, o grande cirurgião lageano, teria um ano de idade: “nasci prematuro de menos de dois quilos”.

Feuerschuette foi o segundo médico em Tubarão e o nosso Olavo de Assis Sartori e Cesar Sartori não tinham nenhum parentesco que se saiba.

O parteiro de Ávila foi Cesar Sartori. Na época, raros prematuros sobreviviam. A mentalidade da época, médica inclusive, tinha-os como seres incompletos e sem condições de sobrevivência.

- Vai morrer. Batizem! Procurem uma caixa de sapatos para o enterrar -, sentenciou Cesar Sartori.

Um corre-corre e vem o padre. Batizou e o médico foi o padrinho. Anticlerical ferrenho, envenenou a cerimônia com sua descrença.

- Ponham meu nome, ele vai morrer mesmo. Chamem-no de César, meu nome e do imperador romano:

- E como é incrivelmente miúdo, batizem-no de César Augusto, César, o grande!

Havia o problema da alimentação.

- O que vamos dar pro menino?

Dr. Sartori pensa um pouco:

- Agora, uma colher de vinho do Porto. Como vai morrer, aproveitará pelo menos uma das coisas boas da vida. Depois ... não precisará de mais nada...

Minha primeira experiência de como é falho o prognóstico. Não morri. Meus pais adotivos tiveram um trabalho enorme para conseguir ama de leite. Mamei numa Índia depois de ter mamado numa cabra. Herdei de ambas a tendência nômade que me fez nunca parar num mesmo lugar”.

QUEM FOI CESAR SARTORI PRIMEIRO MÉDICO EM LAGES

O anarquista Cesar Sartori nasceu em Chiampo, Província de Vicenza, Vêneto, Itália, em 15.02.1867. Formado em medicina pela Universidade de Padova, na Patavinae Universitatis, (1893), das mais antigas do mundo.

Tinha dois anos de idade quando o americano REUBEN CLEARY, primeiro médico em Lages, chegou à cidade (1869). Em 1891, estudante universitário, militava no Partido Revolucionário Anarquista-Socialista, organização que pretendia unir todas as forças libertárias num único movimento insurrecional. Seguidor de Enrico Malatesta e de Andrea Costa, era apaixonado pela filosofia (Schopenhauer), literatura (Voltaire) e poesia (Dante). Em 1902, buscando trabalho, saúde e liberdade, emigra para o Brasil, instalando-se em Urussanga SC.  Parece que a doença que tinha era tuberculose e o clima de Urussanga não lhe era favorável, estabelecendo-se definitivamente (1903) na altitude de Lages, onde monta clínica (Casa de Saúde). Em 1º.5.1908, graças à sua intervenção, Lages celebra pela vez primeira o 1º de maio.

CESARE SARTORI é filho do médico Flavio Sartori e Teresa Fracasso Sartori.

Parte para o Brasil (35 anos, 1902), fica por algum tempo em Urussanga, onde clinica por quase dois anos. Chega a Lages em março de 1903, 36 anos. Vai retornar à Europa por três vezes em viagem de estudos e visitando parentes. 2.925

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito