Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Aprendendo a trabalhar no computador - Parte 2

Por Henrique Packter 12/05/2020 - 08:07

8) Luz azul causa cegueira: verdade ou mito? Mito, mas tenha cuidado.

Principais problemas de visão e doenças dos olhos que uma exposição sem cuidados ao computador, no dia a dia, pode causar:
    *Cansaço visual, olhos secos ou vermelhos, irritação ocular, cefaleia, ardume;

*Perda gradativa de visão.

*L.E.R  (Lesão por esforço repetitivo)

Tudo isso se deve, principalmente, a dois fatores:

Radiação da luz azul dos computadores afeta diretamente as células da retina e a musculatura ocular. Quando estamos em frente ao computador, piscamos menos, o que resulta no ressecamento dos olhos.

9)Escolha uma tela apropriada

Utilize uma tela com tecnologia antirreflexo. Os modelos atuais (LCD, LED) em sua grande maioria já possuem esse recurso, uns com melhor desempenho que outros. O ideal é evitar a utilização de antigos monitores de CRT (conhecidos como monitores de tubo) que emitem muito mais luz, além de consumirem mais energia, prejudicando a visão e o bolso.

10)Limpeza das telas e lentes
Mantenha lentes dos óculos, lentes de contato e a tela sempre limpos, uma vez que as partículas da poeira podem alcançar os olhos e causar desconforto para a visão. Para limpar a tela do computador, recomenda-se a utilização de flanela que não solte fiapos. Passe-a seca se for para retirada apenas de poeira; umedeça-a com álcool isopropílico para a remoção de manchas de gordura. As lentes dos óculos devem ser higienizadas com água corrente e as lentes de silicone com soro fisiológico.

11) Cores são as melhores amigas das pessoas com baixa visão.

 Temos no Brasil 6,5 milhões de deficientes visuais e 80% deles são portadores de visão subnormal ou baixa visão. Isto significa ter menos de 30% de visão no olho de melhor visão. Em muitos, uso de óculos pouco ou nada ajudam. É uma deficiência não aparente. Enxergando as coisas sem definição e nitidez uma pessoa de baixa visão é capaz de ver uma linha preta sobre fundo branco e uma formiga andando sobre piso branco! Por que? Pelo contraste de cores, pelo volume e pelo movimento. Branco é a ausência de cores, preto é a soma de todas as cores: há uma gama infinita de cores.

 Cores puras ou primárias (amarelo, azul e vermelho) dão origem a todas as outras. Maneira de obter o contraste indispensável para quem tem baixa visão é alterar a tonalidade da cor , acrescentando o preto e o branco. Quanto mais próximo do preto e do branco estiver a cor teremos diferença de tonalidade  e assim o contraste, a cor em tonalidades opostas. Todas as outras cores que existem são provenientes da mistura das cores primárias. Nas calçadas usamos amarelo contrastando com a cor do piso escuro. Piso de uma cor e móveis de cor contrastante auxilia a localizá-los. Portas em cor contrastante com a parede definem onde é a passagem. Faixas amarelas nas bordas de degraus escuros são fotoluminescentes e visíveis no escuro. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito