Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Aprendendo a trabalhar no computador

Por Henrique Packter 09/05/2020 - 08:06 Atualizado em 10/05/2020 - 14:07

3) Faça pausas a cada 45-60 minutos

Em uma rotina de atividades frente ao computador, você precisa reservar intervalos para descansar a sua visão. Por isso, faça pequenas pausas de cerca de 5-15 minutos a cada uma hora. Isto vai depender de sua capacidade de leitura, sendo o tempo, portanto, variável e somente conhecido pelo interessado.

Aproveite para levantar, ir ao banheiro, fazer um lanche, telefonar. Faça qualquer coisa útil  ou prazerosa. Qualquer coisa que sirva para tirar os olhos da frente do computador por uns momentos. Mas, não vale ir para a TV ou pegar para ler os livros de Jorge Daros (Padre Estanislau Um Líder Em Seu Tempo ou A Saga Daros).

4) Cuidado com o ar-condicionado

Evite o ressecamento dos olhos: ar-condicionado, ou mesmo ventilador, desidratam os olhos. deixando-os mais vulneráveis a qualquer problema ocular. Quem usa lentes de contato deve ter atenção redobrada, já que as lentes deixam naturalmente os olhos mais secos. Evitar que o ar esteja direcionado para você.

5) Coloque o brilho da tela no automático

Luminosidade é uma das principais causas dos problemas da visão no trabalho. Por isso, configure o brilho da tela do seu computador no automático. Evite a incidência de brilho excessivo sobre a superfície na qual está fixando a visão. Regulando também o contraste você estará garantindo maior legibilidade de textos e imagens em geral.

Com isso, o brilho irá se regular automaticamente de acordo com a luminosidade do ambiente em que utiliza o computador e você não terá desconforto nos olhos. Melhor ainda: trabalhar sempre que possível com luz artificial que será a mesma todo dia. Sem discrepâncias de iluminação, de acordo com  as horas do dia, os olhos sofrerão menos. No caso de ser artificial, é aconselhável utilização simultânea de duas fontes de luz: uma para o ambiente e uma sobre a mesa, de modo a não existir contrastes significativos entre o que está dentro e fora do foco da visão.

6) Corrija o tamanho das fontes

Você não precisa ficar forçando sua visão. Corrija o tamanho das fontes dos textos (deixando-as maiores e legíveis) e aumente o zoom sempre que necessário, para visualizar melhor páginas da internet. Escolher fontes grandes e legíveis, mesmo que a versão final do arquivo precise ser alterada para apresentações ou impressão.

7) Use óculos com proteção UV

A luz ultravioleta (luz azul), também é emitida pela tela dos computadores e é prejudicial à visão. Por isso, certifique-se de que a tecnologia de proteção contra esse tipo de luz está presente nas lentes dos seus óculos de grau, lentes de contato e até mesmo óculos escuros. Acautele-se: há quem forneça lentes de óculos solares (para uso no sol), como se tivessem filtro solar e até cobram por isso. Às vezes, não é verdade que elas tenham essa proteção. Tendo dúvidas pergunte sempre ao seu oftalmologista por ocasião da conferência dos óculos: minhas lentes de grau ou solares têm proteção de filtros? 3.200
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito