Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Antônio Luiz (Antônio Sebastião dos Santos), um precursor da TV para o Sul de SC

Por Henrique Packter 22/02/2023 - 10:12 Atualizado em 22/02/2023 - 10:13

Baseado na obra HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO NO SUL DE SC de Agilmar Machado e Osvaldo Torres

Em 1º.5.1979 é fundada a TV Catarinense, primeira emissora da RBS TV em SC. A emissora passa a transmitir a programação da Globo em cadeia com a TV Gaúcha de POA,  substituindo a TV Coligadas de Blumenau que se torna afiliada da Rede Tupi. Ainda em 1979 o Grupo RBS fundaria a TV SC em Joinville, expandindo a rede para o interior (RBS TV Florianópolis 1983-2017).
Em 1983, seguindo a padronização das emissoras da RBS TV, ganha a denominação RBS TV Florianópolis, tornando-se cabeça de rede para SC.

Em 7.3.2016 o Grupo RBS comunica a venda da emissora e das demais operações em SC para os empresários Lírio Parisotto (Videolar) e Carlos Sanchez (Grupo NC). Parisotto logo abandona a sociedade devido ao escândalo com Luiza Brunet  fazendo do Grupo NC e acionistas, proprietários integrais das novas empresas. (NSC TV Florianópolis 2017-presente).

LUIZA BRUNET X LÍRIO PARISOTTO

Conforme se recorda, Luiza Brunet denunciou Lírio Parisotto em julho de 2016, após ter sido espancada por ele, em maio daquele ano, quando o casal estava em Nova York. Ela exibiu os hematomas no rosto. Parisotto negou as acusações, mas após batalha Judicial, o empresário foi condenado a um ano de detenção em regime aberto.

A TV DIGITAL

Em 15.8.2017, a RBS TV de SC completa o processo de transição para a NSC Comunicação, denominando-se NSC TV. A RBS TV Florianópolis então passa a se chamar NSC TV Florianópolis, assim como as demais emissoras do estado.

As enchentes em SC determinariam que a TV digital de Florianópolis, a ser inaugurada em 25.11.2008,   teve o lançamento adiado para 5.2.2009, em sessão especial na Assembleia Legislativa de SC.  O Jornal do Almoço de 6/2, especial sobre a nova tecnologia, foi a primeira produção local a ser transmitida em alta definição.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras, do sinal analógico para o digital, a NSC TV Florianópolis, além das outras emissoras de Florianópolis e região metropolitana, cessou transmissões pelo canal 12 VHF em 28.2.2018, seguindo cronograma oficial da ANATEL. A emissora exibiu boletim ao vivo com o repórter Edson Amaral, informando do desligamento e cortou o sinal às 23h59.

Além da instalação de retransmissoras via micro-ondas (utilizadas até hoje pelas filiais no interior), a rede liderada por Florianópolis cresce com a compra da TV Coligadas de Blumenau e da TV Cultura de Chapecó do empresário Mário Petrelli.

(Final para início de história de vida de ANTÔNIO LUIZ, continua)

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito