Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Agradeça a Fidelis Barato

Por Henrique Packter 06/08/2020 - 09:33

Saí do Banco Inco livre, leve e solto. Então, o tão temido sistema bancário brasileiro era só isso? Mas era uma coisa maravilhosa, a bondade personificada! Terminado o pagamento de minha dívida bancária muitos meses depois,  voltei ao Banco para agradecer a Francisco Corbetta pelo acolhimento, pela concessão do empréstimo de maneira tão humana, tão cordial, sem maiores burocracias.

- Não me agradeça, agradeça a Fidelis Barato!

Caí das nuvens! Claro, àquela altura eu já sabia quem era Fidelis Barato. Natural de Jaraguá do Sul, nascido em 1930, teria portanto à época 30 anos de idade. Casado com Dona Idalina Silvestre (Dona Vita), residia em Criciúma desde 1947. Era contabilista.  Foi diretor da Companhia Carbonífera Catarinense S.A., do Expresso Coletivo Forquilhinha Ltda., do Expresso Rio Maina Ltda., e do Transporte Coletivo São Marcos Ltda. Presidiu o Conselho Deliberativo da SATC. Participava da política (PSD, ARENA, PDS). Vereador de 1960-1972  e presidente da edilidade,  Cidadão Honorário de Criciúma, faleceu em POA (1º.7.1986 aos 56 anos), após laringectomia, cirurgia para remover um câncer de laringe. Corbetta explicou porque eu deveria agradecer  a Fidélis.

- Ele estava atrás de ti quando vieste pedir o empréstimo. Fez um sinal claro que era para emprestar o dinheiro, ele seria avalista. Confidenciou-me ao assinar a papelada do contrato que ficara impressionado com tua magreza vestida de roupas tão baratas.

Nesse ano de 1960, a 27 de janeiro faleceu Osvaldo Aranha, grande político brasileiro e a  21 de março nascia o piloto da Fórmula 1, Ayrton Senna. Foi um ano cheio de novidades. A 1º de janeiro era  lançado o jornal a Folha de São Paulo e a 25 de fevereiro um DC3 da Real Transportes Aéreos chocou-se com um DC-6 da marinha dos EUA sobre a cidade de RJ, precipitando-se sobre a Baia Da Guanabara, matando todas as 66 pessoas a bordo. A 21 de abril o presidente JK declarava inaugurada Brasília, a nova capital brasileira, no novo DF, substituindo o RJ o qual  ficava compreendido no novo estado da Guanabara. A 19 de novembro o pugilista Eder Jofre tornou-se campeão mundial dos pesos galo da Associação Mundial de Boxe ao vencer Eloy Sanchez,  campeão mexicano, em Los Angeles (EUA).  2225

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito