Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Predestinados e determinismo nominativo

Por Benito Gorini 13/05/2026 - 10:45 Atualizado há meio minuto

Chama-se Determinismo Nominativo a teoria  de que a profissão  tem uma correlação direta com o nome das pessoas. José  Simão, o “Esculhambador Geral da República“ comandou por muitos anos o “Buemba!Buemba!”, programa veiculado na BandNews FM e na Folha  de São Paulo. Simão foi um mestre no assunto, com tiradas irônicas  e bem-humoradas.  Um quadro do Buemba era Predestinados, em que Simão relacionava  o nome com as profissões, auxiliado por mensagens de ouvintes de todo o Brasil. Em 2023 resolveu se aposentar do Rádio e foi descansar na Bahia.

O urologista Máximo Pinto, a nutricionista  Juliana Pizza, o oceanógrafo  Henrique Ilha, o geriatra José Carlos Velho, o veterinário Gustavo Coelho e o advogado especialista em direito previdenciário Matusalém  dos Santos são alguns dos inúmeros predestinados coletados pelo humorista.

Ricardo Boechat, um dos jornalistas mais influentes e premiados do Brasil, tragicamente falecido na queda de um  helicóptero  em São Paulo em 2019,  era apresentador do programa  e também dotado de um humor ácido, fazendo um contraponto com José Simão nas manhãs da BandNews.

Moacyr Scliar, médico, professor universitário, prolífico escritor (autor de 74 livros) e membro da Academia Brasileira de Letras, também se interessava pelo assunto. Na sua coluna na Zero Hora abordava o tema de uma forma mais literária. O  dentista Dr Sorriso, o advogado Dr Justo, o médico Fernando Cura, o advogado tributarista Sérgio Fiscal e a cabeleireira Leda Penteado são alguns dos seus achados.

Recomendações de leitura:

  • A Esculhambação Geral da República,  livro onde José Simão  reúne  crônicas, análises satíricas e piadas sobre o  cotidiano  brasileiro
  • A Paixão Transformada,  interessante livro de Moacyr Scliar, embora sem relação com o assunto abordado no blog.  Scliar escreve  sobre a história de médicos e cientistas que com suas descobertas mudaram o curso de muitas  doenças, frequentemente fatais. Muito pertinente nesses tempos obscuros de negacionismo

 

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito