Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Uruguai 1930 - Curiosidades da I Copa do Mundo

Parte 2
Por João Nassif 02/12/2021 - 00:01

Faltam 355 dias para o início da Copa do Mundo no Catar

1  O técnico boliviano Ulises Saucedo também era árbitro e apitou a vitória da Argentina sobre o México por 6x3.

2  O atacante uruguaio Castro era chamado de “El Manco” por não ter a mão direita. “El Manco” marcou o primeiro gol no estádio Centenário e o último gol da Copa, na vitória do Uruguai por 4x2 sobre a Argentina.

Castro capitão da seleção uruguaia em 1930

3  Na véspera da final o maior nome do tango, Carlos Gardel visitou a concentração argentina. Gardel também foi cumprimentar os uruguaios o que irritou seus compatriotas que o consideravam patrimônio nacional. Gardel viveu parte de sua infância no Uruguai e os uruguaios afirmam que ele teria nascido no país.

4  Uruguaios e argentinos discutiram sobre qual bola seria usada na final do Mundial. Ficou decidido que no primeiro tempo a bola seria argentina e no segundo uruguaia. Coincidentemente a Argentina venceu a primeira etapa por 2x1 e na segunda os uruguaios viraram o jogo para 4x2.

5  O francês Villaplane, capitão de sua seleção foi fuzilado em 1945 em seu país acusado de colaborar com os nazistas quando estes dominavam a França na Segunda Guerra.

6  O argentino Luisito Monti jogou duas finais de Mundial seguidas por países diferentes. Em 1930 em Montevidéu pela Argentina e em 1934 em Roma pela Itália.

Luisito Monti

7  O argentino Francisco Varallo que morreu no dia 30 de agosto de 2010 foi o último jogador a falecer entre todos que disputaram o Mundial.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito