Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

França 1938-A Áustria foi barrada do Mundial pela Alemanha

Na França a III Copa do Mundo
Por João Nassif 14/12/2021 - 00:01

Assim que terminaram as Olimpíadas de 1936 foi realizado em Berlim o congresso da FIFA com a participação de 40 dos 54 filiados da entidade que resolveram dar à França o direito de sediar o 3º Mundial de Futebol.

A Argentina se candidatou para ser sede do evento alegando alternância de continentes, mas Jules Rimet, presidente da FIFA que também era presidente da Federação Francesa de Futebol usou de seu prestígio para que a França fosse indicada para sede da Copa.

Como represália a Argentina não participou das eliminatórias, mesma atitude do Uruguai e da Bolívia, desta forma o Brasil foi a única seleção sul-americana a participar do Mundial.

O Mundial foi tenso marcado pela gravíssima situação internacional que levaria a Europa à Segunda Guerra Mundial. A Espanha em plena Guerra Civil não se inscreveu para as eliminatórias. Hitler Anexava a Áustria, obrigando os principais jogadores austríacos jogarem pela seleção alemã. Foram inscritos 35 países e com algumas desistências, 21 participaram das eliminatórias.

Pela primeira vez o país sede e o último campeão estavam automaticamente classificados para a fase final do Mundial.

O Japão que havia sido inscrito desistiu as Índias Holandesas se classificaram pelo grupo asiático. Com as desistências de vários países das Américas Central e América do Sul a classificada foi a seleção de Cuba.

A Áustria que passou pela Letônia nas eliminatórias foi proibida de participar por ordem do governo alemão. A FIFA convidou a Inglaterra para ocupar a vaga, mas com a não aceitação por parte dos ingleses a FIFA resolveu fazer a Copa com uma seleção a menos.

O 3º Mundial foi disputado pelo Brasil, Cuba, Índias Holandesas, Alemanha, Suécia, Noruega, Polônia, Romênia, Tchecoslováquia, Suíça, Hungria, Bélgica e Holanda, além da França e da Itália.

Mapa das seleções na III Copa do Mundo

Pela primeira vez o Brasil disputou uma Copa do Mundo com sua força máxima. Faltava ao Brasil experiencia em jogos internacionais, mesmo assim era um dos favoritos ao título.

Foram convocados 22 jogadores, sendo que um deles, Niginho não pode atuar, pois tinha a inscrição pela Itália e a FIFA não permitiu que jogasse pela seleção brasileira.

O Brasil tinha um jogador que foi o primeiro grande gênio do futebol brasileiro em Copas do Mundo: Leônidas da Silva que não decepcionou e foi o artilheiro do Mundial com 07 gols.


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito