Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Suíça 1954-Primeiro Mundial da Europa pós guerra

Copa do Mundo em homenagem aos 50 anos da FIFA
Por João Nassif 01/01/2022 - 00:01

A Copa do Mundo de 1954 foi a primeira em solo europeu depois da segunda guerra mundial. Como a Suíça havia ficado neutra, sofreu pouco com a guerra, tinha sua economia intacta e por isso foi escolhida para sediar o V Mundial. 

1954 era o ano do 50º aniversário da FIFA e nada melhor que a competição máxima do futebol fosse realizado no país sede da entidade. A Suíça foi escolhida como anfitriã no congresso da FIFA de 1946. Pela primeira vez a Copa teve cobertura da televisão e foram cunhadas moedas para comemorar o evento.

Foi batido um recorde de inscrições para a disputa das eliminatórias, com 38 seleções disputando as 14 vagas restantes. O Uruguai, último campeão e a Suíça, país sede estavam automaticamente classificadas. 

Em virtude da deficiência dos correios as inscrições da Índia, Peru, Vietnã, Bolívia, Costa Rica, Cuba e Islândia chegaram com atraso e a FIFA não permitiu que esses países participassem das eliminatórias. A Argentina novamente não se inscreveu e as novidades foram o Egito, Japão, Coréia do Sul e China. 

Espanha e Suécia que disputaram o turno final em 1950 não se classificaram para o Mundial da Suíça. Os suecos foram eliminados pela Bélgica e a Espanha pela Turquia. A eliminação dos espanhóis deu-se por sorteio. No primeiro jogo vitória da Espanha em Madrid, vitória da Turquia em Istambul e no terceiro jogo empate em Roma. Não houve novo jogo, no sorteio deu Turquia. 

Os demais classificados foram aparecendo. Alemanha Ocidental, Inglaterra e Escócia que desta vez resolveu participar, França, Áustria que venceu Portugal por 9x0, Hungria, Checoslováquia e Iugoslávia pelo lado europeu. Das Américas, México e Brasil e da Ásia a Coréia do Sul. 

Estavam definidas as 16 seleções que participariam da Copa.


 

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito