Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Suíça 1954-Curiosidades

Surgiu a "seleção canarinho"
Por João Nassif 07/01/2022 - 00:01

Faltam 319 dias para o início da Copa do Mundo no Catar

1. A Copa de 1954 foi o torneio das goleadas com 140 gols marcados em 26 jogos. A média de 5,4 gols por jogo é a maior de todos os 18 Mundiais que foram disputados.

2. O húngaro Kocsis com 11 gols marcados tornou-se o maior artilheiro numa única edição, superando Ademir de Menezes, o brasileiro artilheiro da Copa de 1950. A marca de Kocsis seria quebrada quatro anos depois por Just Fontaine francês que marcou 13 gols na Copa seguinte.

3. A partida inaugural do Mundial entre Iugoslávia e França foi a primeira a ter transmissão direta pela televisão.

4. Dois anos após o Mundial houve a Revolução Húngara e todos os grandes craques fugiram para o exterior. Puskas foi para o Real Madrid, Kocsis e Czibor para o Barcelona, Hidegutti para o futebol alemão e Wankdorf para a Suíça.

5. O elenco brasileiro que foi à Copa tinha exatamente 11 jogadores cariocas e 11 paulistas. O técnico Zezé Moreira levou apenas Bauer, Ely, Castilho, Nilton Santos, Baltazar e Rodrigues remanescentes de 1950.

José Carlos Bauer

6. Em 1954 a seleção brasileira usou camisas amarelas e calções azuis, uniforme que seria imortalizado anos mais tarde pelo radialista Geraldo José de Almeida que criou a “seleção canarinho”.

7. A população suíça não se empolgou com o Mundial. Até os jornalistas não tinha noção do futebol. Após o primeiro jogo do Brasil, por exemplo, elogiaram as atuações dos irmãos Nilton Santos e Djalma Santos. Um branco, outro negro.

8. Os jogadores mais idosos do Mundial eram o uruguaio Obdúlio Varela e o inglês Stanley Matthews, ambos próximos dos 40 anos.

Stanley Matthews

9. A seleção húngara ficou quatro anos sem conhecer uma derrota até a final da Copa. Foram 31 jogos com 27 vitórias e quatro empates. Nesta série invicta consta uma vitória por 6x3 sobre a Inglaterra em pleno Estádio de Wembley no dia 25 de novembro de 1953. Seis meses depois em Budapeste: Hungria 7x1 Inglaterra!

10. O presidente da FIFA, Jules Rimet, entregou o troféu a Fritz Walter capitão da seleção alemã. Como em 50, quando entregou o troféu aos uruguaios pôde perceber o quanto o futebol é surpreendente.   

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito