Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Suécia 1958-Curiosidades (parte 1)

Papel decisivo da imprensa no primeiro título Mundial do Brasil
Por João Nassif 15/01/2022 - 00:01

Faltam 311 dias para o início da Copa do Mundo no Catar

A delegação brasileira foi chefiada pelo Dr. Paulo Machado de Carvalho assessorado por três jornalistas, Ary Silva, Flávio Iazzeti e Paulo Planet Buarque, que juntos elaboraram um plano para o Brasil vencer a Copa. Pela primeira vez havia na delegação um psicólogo, um dentista e todo conforto e segurança, além de um técnico inteligente e amigo de todos, Vicente Feola.

A Inglaterra disputou o mundial de luto. Em fevereiro de 1958 no Aeroporto de Munique aconteceu um acidente com o avião que transportava o Manchester United que jogara em Belgrado pela Copa dos Campeões. Morreram oito jogadores, entre eles Taylor, Edwards e Byrne, titulares da seleção inglesa. Um dos sobreviventes foi Bobby Charlton que viria ser campeão mundial em 1966.

A tragédia de Munique

O maior goleador de 1958, Just Fontaine não era francês de nascimento. Nasceu em Casablanca no Marrocos, filho de um funcionário do governo francês. Jogou até 1960 quando sofreu uma fratura na perna e ficou inválido para o futebol. Parou de jogar com 29 anos, tendo feito 27 gols em 20 jogos pela seleção da França. Sua marca de 13 gols no Mundial da Suécia ainda não foi superada por nenhum outro artilheiro.

Dr. Paulo Machado de Carvalho era muito supersticioso e como foi ao primeiro jogo da Copa contra a Áustria que o Brasil venceu por 3x0, não quis mais tirar seu terno marrom que o acompanhou em todos os jogos na Suécia e no Chile quatro anos depois quando o Brasil conquistou o bicampeonato.

O psicólogo da seleção, João Carvalhaes, dizia que Garrincha tinha um QI pequeno e que não deveria jogar. Seus companheiros do Botafogo como Didi e Nilton Santos trataram de desmentir o psicólogo e o ponteiro direito entrou contra a União Soviética e desmontou a defesa adversária.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito