Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Origem do futebol

São várias as teorias sobre a invenção do futebol
Por João Nassif 22/11/2021 - 00:01

Faltam 365 dias para o início da Copa do Mundo no Catar

Não existe em nosso conhecimento como o futebol surgiu no planeta Terra. Existem várias teorias que vou procurar descrever depois de muita leitura sobre o tema. Vou elencar as que entendo ser mais dignas de registro.

A dificuldade em definirmos a origem do esporte está na descrição de vários autores sobre jogos similares na antiguidade praticados por chineses, gregos, romanos entre outros. As pesquisas apontam que nestas antigas civilizações já era usada um tipo de bola, ensaiavam alguns passes em jogos que eram de extrema violência, pois não existiam regras definidas.

Diz a lenda que na China antiga por volta do século II a.C. havia um jogo semelhante chamado de cuju que utilizava bolas feitas de pena. O jogo era usado para treinar militarmente os soldados como forma de entreter a população e era praticado somente por pessoas de alto nível econômico.

Parecido com o cuju, surgiu provavelmente no Japão o Kemari em meados do século VII e se trata de um jogo semelhante ao futebol e até hoje é praticado por alguns japoneses.

Na Grécia Antiga surgiram alguns jogos que mesmo sendo diferentes do que conhecemos hoje havia um similar ao futebol chamado Epísquiro. Este jogo era realizado entre duas equipes com cerca de 15 jogadores para cada lado. Neste jogo era permitido pegar a bola com as mãos.

O jogo de futebol na Roma Antiga, segundo alguns historiadores era similar ao Epísquiro e o nome dado a este jogo romano era Harpasto, também jogado por dois times e o objetivo era lançar a bola para a quadra adversária.

A partir do século XIX o futebol como é jogado até hoje foi efetivado com a criação na Inglaterra das primeiras regras. O futebol foi conquistando a elite inglesa, com o tempo foi se popularizando atingindo as camadas mais humildes do país. E daí em diante ultrapassou fronteiras chegando a outros continentes.

Desta forma, em 1863 o inglês Ebenezer Cobb Morley e mais alguns criaram as 13 regras para o Football Association, na Inglaterra. Neste momento nasceu o futebol moderno hoje praticado em todos os cantos do planeta.

No Brasil o futebol surgiu no final do século XIX quando Charles William Miller, filho de pai escocês e mãe inglesa, considerado o pai do futebol brasileiro trouxe o esporte para o país. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito