Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

México 1986: Dezesseis anos depois

Mundial que a Colômbia não sediou
Por João Nassif 08/03/2022 - 00:01

Faltam 259 dias para o início da Copa do Mundo no Catar

O México foi o país que sediou pela primeira vez duas edições da Copa do Mundo. O XIII Campeonato Mundial estava previsto para ser disputado na Colômbia, mas o presidente Belisario Betancur disse “Não” às pretensões da Federação Colombiana após consultar a população e verificar as condições do Tesouro.

A economia colombiana em crise não permitiu que o país assumisse o compromisso. O Brasil através da CBF pretendia o lugar e aí foi a vez do governo Figueiredo dizer “Não”, também alegando problemas econômicos. 

Surgiram outras possibilidades, Estados Unidos, Canadá, novamente a Alemanha, a Inglaterra e até um trabalho conjunto de Holanda e Bélgica. Todas essas opções foram vetadas pela FIFA até que surgiu o México. 

O país havia organizado com sucesso os Jogos Olímpicos de 1968, o Mundial de 1970, o Pan Americano e outros torneios internacionais e com o apoio irrestrito do governo do presidente Miguel de la Madrid foi escolhido pela FIFA que assim cumpria o rodízio de continentes para a disputa do Mundial.

Em setembro de 1985 uma ameaça ao Mundial: terremotos terríveis assolaram o México e ficou a dúvida sobre a realização do torneio. O presidente da FIFA João Havelange visitou o país e verificou que os estádios não foram atingidos, nem os serviços de televisão e hotelaria. 

O presidente do Comitê Organizador, Guillermo Cañedo anunciou: “México sigue vivo, haremos El Mundial!”
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito