Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

México 1970-Finalmente a África num Mundial

Gigantes fora da Copa
Por João Nassif 05/02/2022 - 00:01

Faltam 290 dias para o início da Copa do Mundo no Catar

Nada menos que 71 países entre os 138 filiados à FIFA se inscreveram para as eliminatórias que novamente iriam definir as 14 seleções classificadas. México, país anfitrião e Inglaterra, última campeã tinham direito adquirido. 

Na reunião da FIFA de fevereiro de 1968 em Casablanca, ficou decidido que a Europa teria oito vagas e três vagas seriam da América do Sul. As Américas do Norte e Central, a Ásia e a África teriam uma vaga cada uma. Os africanos conseguiram seus objetivos depois do boicote de 1966. 

Como sempre, as eliminatórias causaram algumas surpresas. A França foi eliminada, o mesmo acontecendo com Portugal que havia sido terceiro colocado na Copa anterior. Espanha, Iugoslávia, Holanda e Escócia foram outras seleções europeias eliminadas. 

Na América do Sul, a surpresa foi a eliminação da Argentina pelo Peru. Como novidades, El Salvador, Israel e Marrocos participariam pela primeira vez de um Mundial.

No dia 10 de janeiro na Cidade do México, no Hotel Maria Isabel que foi o quartel general da FIFA e da imprensa mundial foi feito o sorteio dos grupos. Como não houve mudanças no formato da competição, as 16 seleções foram divididas em quatro grupos com quatro seleções em cada um.


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito