Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Inglaterra 1966-Participantes

Seleção brasileira eliminada na primeira fase
Por João Nassif 27/01/2022 - 00:01 Atualizado em 29/01/2022 - 07:26

A maior surpresa das eliminatórias foi a classificação de Portugal pela primeira vez em sua história tendo na mesma chave a Tchecoslováquia, vice-campeã mundial. Os portugueses viviam uma boa fase técnica e com jogadores de qualidade mostraram durante a Copa que sua classificação não foi por acaso. 

O time era treinado pelo brasileiro Oto Glória e conquistou a vaga vencendo os checos em Bratislava por 1x0, gol de Eusébio que viria ser o artilheiro do Mundial.

Nenhuma surpresa nas eliminatórias na América do Sul, Uruguai e Argentina classificaram-se com tranquilidade e o Chile ficou com a outra vaga, além do Brasil. 

O México se classificou na CONCACAF e a Coréia do Norte surpreendeu no grupo da Ásia. E pela Europa, além de Inglaterra e Portugal se classificaram a Espanha, França, Itália, Alemanha Ocidental, Hungria, União Soviética, Bulgária e Suíça.

Mantendo-se o formato das Copas anteriores, as 16 seleções foram dividias em quatro grupos com quatro em cada grupo. O sorteio dos grupos aconteceu no dia 06 de janeiro de 1966 no Royal Garden Hotel em Londres.

GRUPO 1 – França, Inglaterra, México, Uruguai

GRUPO 2 – Alemanha Ocidental, Argentina, Espanha, Suíça

GRUPO 3 – Brasil, Bulgária, Hungria, Portugal

GRUPO 4 – Chile, Coréia do Norte, Itália, União Soviética

A Inglaterra confirmou o favoritismo terminando em primeiro no Grupo 1 com duas vitórias e um empate, justamente no jogo de abertura da Copa contra o Uruguai que ficou em segundo. No Grupo 2 Alemanha Ocidental e Argentina passaram com folga com duas vitórias cada uma e um empate entre elas.

No Grupo 3 a seleção a ser batida era a brasileira bicampeã, mas quem passou foi Portugal com 100% de aproveitamento e a Hungria em segundo. E no Grupo 4 a União Soviética se classificou com três vitória e em segundo ficou a Coréia do Norte que eliminou a Itália na grande zebra da Copa. 

Seleção da Coréia do Sul

Nas quartas de final, num jogo de muita discussão a Inglaterra venceu a Argentina por 1x0 e passou às semifinais. Foi uma partida violenta que teve a expulsão do capitão argentino Rattin ainda no primeiro tempo. Nos demais jogos prevaleceram os melhores, a Alemanha Ocidental fez uma goleada sobre o Uruguai, a União Soviética eliminou a Hungria e Portugal despachou a Coréia do Norte com vitória por 5x3, os norte-coreanos chegaram a fazer 3x0.

As semifinais foram duríssimas, mas prevaleceram as duas melhores seleções, Inglaterra e Alemanha Ocidental que passaram para a grande final.

Pela primeira vez uma Copa do Mundo foi decidida na prorrogação. Depois de empate em 2x2 no tempo regulamentar a Inglaterra se tornou campeã com a vitória por 4x2. O primeiro gol inglês na prorrogação é discutido até os dias de hoje. A bola chutada por Hurst aos 11 minutos do primeiro tempo bateu no travessão e quicou sobre a linha do gol.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito