Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Inglaterra 1966: A Copa do Mundo da violência

Argentino pisa no tapete da Rainha
Por João Nassif 01/02/2022 - 00:01 Atualizado em 01/02/2022 - 07:24

Faltam 294 dias para o início da Copa do Mundo no Catar

Pelé foi campeão na Suécia com apenas 17 anos, mas o ponteiro Edu em 1966 aos 16 anos tornou-se o mais novo jogador a ser convocado pela seleção brasileira para participar de uma Copa do Mundo.

O primeiro mascote de uma Copa do Mundo foi o leão Willie criado pelos organizadores do Mundial de 1966. Daí em diante tornou-se uma tradição nos Mundiais.

O argentino Rattin, após ser expulso da partida contra a Argentina em Wembley, saiu de campo pisando no tapete vermelho da Rainha Elizabeth II presente no estádio.

O Mundial de 1966 foi transmitido ao vivo por televisão para 20 países europeus através da Eurovision. A Televisa do México que pretendia fazer a transmissão para a América do Norte ficou impossibilitada porque ainda não existiam satélites que pudessem ligar os continentes. 

Antonio Carbajal

O goleiro mexicano Carbajal quebrou seu próprio recorde mundial ao participar na Inglaterra de sua quinta Copa do Mundo. Jamais foi superado, apenas igualado na França em 1998 pelo alemão Lothar Matthäus.

Curiosamente, nesta Copa Carbajal não sofreu gols, pois disputou apenas o jogo que o México empatou em 0x0 com o Uruguai. Nas demais Copas sempre sofreu gols.

Houve rumores que a Coréia do Norte enganava a todos, pois não havia fiscalização por parte da FIFA. Diziam que os coreanos jogavam o primeiro tempo das partidas com 11 jogadores, trocavam de camisa no vestiário e vinham para o segundo tempo com 11 jogadores diferentes, pela semelhança entre eles. 

O Mundial do Chile teve momentos de violência que foram controlados pelos árbitros, a maioria sul-americanos. Na Inglaterra, entretanto o Mundial entrou para a história como a “Copa do Mundo da Violência”. 

Os ingleses comunicaram os dirigentes brasileiros que o café consumido pelos jogadores durante a Copa seria considerado estimulante. Os brasileiros responderam que o assunto deveria ser tratado diretamente com o Instituto Brasileiro do Café e que o chá bebido pelos ingleses era muito mais estimulante.

O resultado mais surpreendente do Mundial foi a derrota da Itália para a Coréia do Norte, 1x0. Para fugir da reação irada de seus torcedores a delegação italiana mudou o lugar da chegada ao país depois da desclassificação.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito