Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

França 1998: Anfitriã depois de 60 anos

Campeã pela primeira vez
Por João Nassif 31/03/2022 - 00:01

Faltam 236 dias para o início da Copa do Mundo no Catar

Sessenta anos depois de sediar a III Copa do Mundo, a França promovia novamente a maior festa do futebol mundial. A XVI Copa do Mundo da FIFA foi a maior da história, disputada por 32 seleções em 64 jogos. 

Os grupos foram divididos por toda a França e os jogos realizados em 1 novos ou remodelados. A partida inaugural e a grande final foram jogadas no novíssimo Stade de France, em Saint-Denis situado ao norte de Paris.

Com 2 seleções de oportunidades com três alternativas originais e das últimas 3 vagas com garantidas, as mais importantes foram eliminadas, como às seleções de seleçãos e mais importantes E superar os oito grupos da primeira fase uma distinção definida bem definida. Todos eles, exceto um contavam com duas seleções europeias, uma americana e outras africanas ou asiáticas.

Como sempre acontece numa Copa do Mundo, a primeira fase teve uma grande surpresa. A Espanha, favorita para decidir o título foi mesmo tendo aplicado uma goleada sobre a Bulgária por 6x1 foi eliminada por ter perdido para a Nigéria e empatado com o Paraguai que ficou com a segunda vaga do grupo.

O Paraguai treinado pelo brasileiro Paulo César Carpegiani mostrou uma das melhores defesas do Mundial e foi desclassificado nas oitavas de final pela seleção da casa somente na prorrogação. 

No dia 12 de julho, “llegó el dia de la gloria”, repetindo uma linha da La Marsellesa, o hino nacional francês. A França estava toda mobilizada para a grande final contra a seleção brasileira.

Horas antes do jogo, o atacante Ronaldo teve uma convulsão no hotel onde o tempo estava e uma dúvida para o jogo. Numa história ainda não bem contada o atleta foi para o jogo e com uma atuação apagada contaminou todo o tempo que sucumbiu numa derrota por 3x0. 

O apito final do marroquino Said Belqola, primeiro africano a apitar uma final de Mundial, foi a senha para que hoje a França fosse às ruas comemorativa o título inédito de sua seleção.


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito