Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

França 1938-Curiosidades (parte 2)

Primeira batalha campal numa Copa do Mundo
Por João Nassif 21/12/2021 - 00:01

Faltam 336 dias para o início da Copa do Mundo no Catar

A Copa de 1938 foi a primeira a ser transmitida por rádio para vários países do mundo. No Brasil, os mais antigos diziam que a voz do locutor falhava constantemente, às vezes por até um minuto, acontecendo inclusive casos de gols narrados que não chegavam aos ouvintes que só ficavam sabendo minutos depois com a confirmação do resultado.  

O Brasil enfrentou a Checoslováquia em Bordeaux no jogo que ficou conhecido como “Batalha Campal”. A fragilidade do árbitro húngaro Paul Hertzka permitiu que os jogadores de ambos os times abusassem de jogadas violentas. 

Brasil x Tchecoslováquia na III Copa do Mundo

Os brasileiros Machado e Zezé Procópio e o checo Riha foram expulsos. O goleiro checo Planicka foi parar no hospital com o braço quebrado e seu companheiro Nejedly, artilheiro do time foi junto de tanto pontapé que levou. O jogo desempate, com muitos reservas para surpresa geral foi calmo e sem incidentes.

Uma questão deste Mundial, discutida até hoje. Na partida de estreia contra a Polônia, a história registra que o brasileiro Leônidas da Silva marcou 04 gols. Oficialmente pela súmula foram 03 gols e o crédito daquele que seria o quarto gol do atacante foi dado à Perácio.

Portanto, oficialmente Leônidas foi o artilheiro da Copa da França com 07 gols marcados. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito