Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Espanha 1982: Curiosidades

Três técnicos brasileiros no Mundial
Por João Nassif 06/03/2022 - 00:01

Faltam 261 dias para o início da Copa do Mundo no Catar

O primeiro árbitro brasileiro a apitar uma final de Copa do Mundo foi Arnaldo César Coelho. Ele dirigiu Itália e Alemanha Ocidental, com vitória italiana por 3x1.

Para formar os grupos das eliminatórias da Copa de 1982, Israel vetado por árabes e comunistas, foi aceito no grupo 6 da Europa que continha Portugal, Escócia, Suécia e Irlanda do Norte.

Em 1958 o rei Gustavo presidiu o cerimonial de abertura do Mundial da Suécia, em 1996 foi a vez da rainha Elizabeth da Inglaterra e em 1982 o rei João Carlos, a rainha Sofia e os filhos do casal.

Três técnicos brasileiros trabalharam na Copa da Espanha. Telê Santana dirigiu a seleção do Brasil, Carlos Alberto Parreira a do Kuwait e Elba de Pádua Lima, o Tim, a seleção do Peru.

Tim-Elba de Pádua Lima

Em jogo da primeira fase, a França goleava o Kuwait e fez mais um gol para ampliar sua vantagem. O xeque Fahid Al-Ahmad Sabah, dirigente da confederação de seu país, invadiu o campo e exigiu que o árbitro soviético Miroslav Stupar anulasse o gol. Obedeceu. No dia seguinte, foi suspenso pela FIFA. O xeque acabou multado.

Em 1982, a Hungria aplicou em El Salvador a maior goleada da história das Copas: 10 a 1. 

Aos 17 anos e 42 dias, o atacante Norman Whiteside, da Irlanda do Norte, atuou contra a Iugoslávia, em Zaragoza. Whiteside permanece o mais jovem jogador a estar em campo em uma Copa.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito