Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Embrião do I Mundial de Futebol

Foi criada a Copa do Mundo
Por João Nassif 24/11/2021 - 00:01

Faltam 363 dias para o início da Copa do Mundo no Catar

O primeiro jogo entre seleções colocou frente a frente Inglaterra e Escócia quando o futebol ainda estava nos primórdios.

A primeira competição oficial entre seleções surgiu no Reino Unido em 1884 e teve como participantes a Inglaterra, a Irlanda, a Escócia e o País de Gales. A chamada British Home Championship (Copa do Reino Unido) foi disputada até 1984, portanto é a mais antiga competição de futebol do mundo com 101 anos de duração. Foi também a mais importante até o futebol começar a fazer parte oficialmente dos Jogos Olímpicos em 1908. 

Nas Olimpíadas de 1900 e 1904, o futebol foi torneio de exibição, e o COI (Comitê Olímpico Internacional) não considerou oficial, pois os países foram representados por clubes e não por seus selecionados.

Com a fundação da FIFA em 1904 o futebol tornou-se um esporte organizado e o sonho de uma Copa do Mundo começava a se materializar apesar das resistências de muitas autoridades e instituições ao profissionalismo que se aproximava. 

A partir das Olimpíadas de 1908 em Londres, o futebol foi efetivado como esporte olímpico, mas ainda disputado por amadores e sob a coordenação da Football Association. Em 1914 a FIFA reconheceu o torneio olímpico como uma competição mundial e passou a comandar sua organização. 

Até 1920 o futebol olímpico era disputado apenas pelas seleções amadoras da Europa. Em 1924 houve a primeira disputa intercontinental nas Olimpíadas de Paris e o Uruguai sagrou-se campeão, repetindo a conquista quatro anos depois em Amsterdam.  

Até 1930, ano do primeiro Campeonato Mundial o futebol teve nas Olimpíadas a plataforma para seu crescimento numa escalada que o transformou em pouco tempo no esporte mais popular do planeta.

No dia 26 de maio de 1928 no congresso de Amsterdam e dia da abertura do torneio olímpico de futebol o então presidente da FIFA, Jules Rimet anunciou planos para criar um torneio distinto das Olimpíadas, aberto a todos os membros da FIFA e que a Itália, Suécia, Holanda, Espanha e Uruguai se inscreveram para sediar o torneio.

Em 18 de maio de 1929, o congresso de Barcelona decidiu que o Uruguai seria a primeira nação anfitriã de uma Copa do Mundo da FIFA na qualidade de bicampeões olímpicos e tendo em vista que em 1930 seriam celebrados os cem anos de sua independência. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito