Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Chile 1962-Curiosidades

Superstição no comando da seleção brasileira
Por João Nassif 24/01/2022 - 00:01

Aymoré Moreira foi o primeiro ex-jogador da seleção brasileira a assumir o cargo de técnico. Quando atleta Aymoré era goleiro.

A superstição do chefe da delegação brasileira, Dr. Paulo Machado de Carvalho era tanta que além do terno marrom, vencedor de 1958 e preparado para 1962, exigiu que o comandante Bugner que pilotou o avião da Panair do Brasil (extinta) até a Suécia, também fosse o comandante do DC-8 da Varig para Santiago. O comandante levou e trouxe os bicampeões mundiais.

Paulo Machado de Carvalho

Os jornalistas também tinham suas superstições. Na tribuna da imprensa, após a vitória brasileira no primeiro jogo, todos foram obrigados a usar a mesma roupa nas outras partidas. Quem mudasse uma peça qualquer era impedido pelos companheiros de entrar.

A média de gols da Copa do Chile foi a menor entre todas até então disputadas. Foram marcados 89 gols em 32 jogos, média de 2,78 gols/jogo.

Na Copa de 1962 não houve um artilheiro destacado. Albert da Hungria, Valentin Ivanov da União Soviética, Jerkovic da Iugoslávia, Leonel Sanchez do Chile e os brasileiros Garrincha e Vavá marcaram quatro gols cada um.

Com a vitória na final de 1962 o Brasil completou 12 jogos de invencibilidade em Mundiais. Foi campeão invicto na Suécia e não perdeu uma partida sequer no Chile. 

Com 14 gols marcados a seleção brasileira teve o ataque mais positivo do Mundial de 1962.

A Copa de 1962 foi a primeira vista pelos brasileiros em vídeo tape. As fitas vinham do Chile de avião e eram exibidas dois dias depois da realização das partidas da seleção brasileira.

Na manhã da semifinal contra o Chile, a comissão técnica da seleção brasileira saiu da concentração para comprar salame, mortadela, queijo e pão. Os jogadores almoçaram apenas sanduíches, pois como o jogo era contra os donos da casa, havia o medo de que algo pudesse ser colocado na comida do hotel em que o time estava hospedado.

Garrincha que havia sido expulso na semifinal foi absolvido antes da final e pode jogar contra a Tchecoslováquia. Na noite anterior à final um membro do conselho de arbitragem da FIFA foi visto saindo de uma boate no Rio de Janeiro.

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito