Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Brasil 1950-Foi construído um gigante

Estreia da Copa com mais de 82 mil torcedores
Por João Nassif 24/12/2021 - 00:01

Faltam 333 dias para o início da Copa do Mundo no Catar

No novo congresso da FIFA em 1948 em Londres, por proposta brasileira, a FIFA aceitou um novo formato de competição. Seriam 16 seleções distribuídas em quatro grupos com quatro seleções, classificando-se os primeiros colocados de cada grupo que fariam um turno final jogando todos contra todos. 

33 países se inscreveram para as eliminatórias que classificariam 14 seleções, que se juntariam à Itália, última campeã e ao Brasil, país sede. O trabalho da FIFA em convencer alguns países a participar foi enorme, como a Itália que ainda estava em reconstrução e sem recursos para viajar. A FIFA custeou a viagem da seleção italiana ao Brasil. 

Maracanã em construção

Não foi fácil organizar o Mundial de 1950. A desordem ainda reinava e a construção do Maracanã estava vagarosa. 

No dia da abertura da Copa, 24 de junho o estádio ainda não estava terminado, como aconteceu com o Centenário em 1930. O Maracanã foi uma obra gigantesca que consumiu 500 mil sacos de cimento e 10 milhões de quilos de ferro que mostra a grandiosidade da construção. 

Sua inauguração deu-se no dia 16 de junho de 1950 com o jogo amistoso entre as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os paulistas venceram por 3x1, mas o primeiro gol no novo estádio foi marcado pelo meia Didi da seleção carioca. 

Oito dias depois aconteceu a abertura oficial da Copa do Mundo com o Brasil vencendo o México por 4x0 perante 82 mil espectadores. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito