Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Brasil 1950-Finalmente a Inglaterra numa Copa do Mundo

Outro Mundial com várias desistências
Por João Nassif 25/12/2021 - 00:01

Por questões políticas, a Alemanha ainda sob intervenção e dividida não foi autorizada a competir, assim como o Japão que estava sob ocupação. A região do Sarre ocupada pelos franceses foi aceita pela FIFA duas semanas antes do Mundial, muito antes da Alemanha Ocidental ser instalada. 

As nações britânicas finalmente foram aceitas pela FIFA e um torneio entre elas decidiu as classificações da Inglaterra e da Escócia. Os escoceses, por terem ficado em segundo lugar desistiram do Mundial e a Inglaterra pela primeira vez disputou uma Copa do Mundo. A Turquia desistiu depois de se classificar e a Índia não foi aceita pela FIFA, pois seus jogadores atuavam descalços. 

Inglaterra no IV Mundial 

Portugal e França que não conseguiram a vaga nos jogos eliminatórios foram convidados para completar o quadro de participantes. Os dois fariam parte do Grupo 4, juntamente com Uruguai e Bolívia. 

A França não concordou em ter que viajar quase quatro mil quilômetros para jogar as partidas de seu grupo em Porto Alegre e Recife. Pediu para mudar, o Brasil não concordou e os franceses desistiram da Copa. Os brasileiros ficaram ofendidos, pois no Mundial de 1938 a seleção brasileira cumpriu verdadeira via sacra sem reclamar, com deslocamentos entre Estrasburgo, Bordeaux e Marselha. Portugal foi convidado a cobrir a vaga e também não aceitou. 

Dos 16 times que estavam previstos, apenas 13 compareceram e houve desequilíbrio na formação dos grupos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito