Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Argentina 1978: As principais seleções nas cabeças de chave

A situação política da Argentina tirou Cruyff do Mundial
Por João Nassif 23/02/2022 - 00:01

Faltam 272 dias para o início da Copa do Mundo no Catar

A FIFA manteve o regulamento da Copa anterior na Alemanha Ocidental com a formação de quatro grupos na primeira fase. Os dois primeiros de cada grupo se classificaram para a fase seguinte com a formação novamente de dois grupos de quatro seleções. Os primeiros colocados de cada grupo disputaram a final com os segundos colocados disputando o terceiro lugar.

Ficaram de fora somente as que não se classificaram como a Inglaterra, pela segunda vez consecutiva, Iugoslávia e União Soviética. A França retornou à Copa depois de 12 anos ausentes e o Irã e a Tunísia, países sem nenhuma tradição pela primeira vez adquiriram o direito de jogar uma Copa do Mundo.

Seleção iraniana

Sempre apoiada por grandes públicos que lotaram os estádios do país, a seleção argentina foi a campeã vencendo a seleção holandesa que pela segunda vez consecutiva disputava uma final de Copa do Mundo. 

Os holandeses jogaram o Mundial sem seu principal jogador, Cruyff, que se recusou a viajar para a Argentina devido a sua situação política. 

O sorteio foi realizado no Teatro San Martin em Buenos Aires, no dia 14 de Janeiro de 1978.

Em artigo oficial da FIFA diz que os cabeças de chave foram Alemanha Ocidental, Argentina, Brasil, Países Baixos e Itália, embora fossem apenas 4 grupos. Argentina e Itália foram sorteados no mesmo grupo.
Todos passaram para a segunda fase junto com a Polônia, Áustria e Peru.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito